O estudo, que foi publicado no periódico Nature Aging, acompanhou 108 participantes com idades entre 25 e 75 anos
Yara Achôa, Fitness Brasil
16/10/2024
O envelhecimento saudável depende de uma série de fatores que vão além da genética, incluindo hábitos de vida que podem ser adotados a qualquer momento. A prática regular de exercícios físicos é um dos principais pilares para manter o corpo ativo, preservar a massa muscular e melhorar a saúde cardiovascular. Além disso, o movimento constante ajuda a proteger as articulações, aumentar a mobilidade e prevenir doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Com o passar dos anos, é fundamental ajustar o estilo de vida para garantir mais qualidade de vida. Foi justamente isso que um estudo da Stanford Medicine revelou sobre esse processo.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
O envelhecimento não é linear
O estudo, publicado na Nature Aging, mostrou que o envelhecimento humano não ocorre de forma contínua. Com o passar dos anos, o corpo enfrenta mudanças biológicas marcantes, o que afeta diretamente a saúde e aumenta o risco de doenças associadas à idade. A pesquisa acompanhou 108 pessoas, de 25 a 75 anos, por quase sete anos, com coletas regulares de sangue, fezes e pele.
Mudanças biológicas aos 44 e 60 anos
Os pesquisadores descobriram que, aos 44 e 60 anos, há picos de envelhecimento. Essas mudanças afetam o metabolismo de substâncias como cafeína, álcool e lipídios, além de acelerar o envelhecimento da pele, músculos e saúde cardiovascular. Após os 60 anos, o sistema imunológico e a capacidade de transporte de oxigênio sofrem um declínio acentuado, elevando os riscos de doenças renais, cardiovasculares e diabetes tipo 2.
“Não estamos apenas mudando gradualmente ao longo do tempo; há algumas mudanças realmente drásticas”, diz Michael Snyder, PhD, professor de genética e autor sênior do estudo. “Acontece que meados dos 40 anos é uma época de mudanças drásticas, assim como o início dos 60. E isso é verdade, não importa qual classe de moléculas você observe no corpo.”
Fatores influenciadores no envelhecimento
Inicialmente, os cientistas atribuíram essas mudanças em torno dos 44 anos à perimenopausa, mas observaram que os homens também enfrentam essas transformações. Isso sugere que outros fatores ainda desconhecidos estão envolvidos no processo de envelhecimento, o que abre portas para novas pesquisas.
Exercício como ferramenta de prevenção
A pesquisa reforça a necessidade de ajustes no estilo de vida durante esses períodos críticos. Praticar exercícios físicos é fundamental para proteger o coração, aumentar a massa muscular e reduzir o impacto do envelhecimento. Snyder enfatiza: “Precisamos ajustar nossos hábitos enquanto ainda estamos saudáveis”.
Leia também
Pacto é confirmada como a primeira patrocinadora diamante oficial da Fitness Brasil Expo 2025
Márcio Atalla: dados do IBGE reforçam necessidade de brasileiro buscar atividade física para envelhecer melhor
Importância de manter o corpo ativo
Além dos benefícios cardiovasculares e musculares, o exercício pode ajudar a mitigar os efeitos das mudanças biológicas que ocorrem nessas fases da vida. O estudo ainda sugere que a prática regular de atividades físicas pode oferecer proteção contra doenças e promover um envelhecimento mais saudável.
Gostou? Compartilhe: