Sistema Vital Scan, que mede sinais vitais pela câmera do celular com precisão de até 98%, auxilia na prevenção de doenças
Yara Achôa, Fitness Brasil
1/11/2024
Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que problemas como ansiedade e depressão geram uma perda global de US$ 1 trilhão em produtividade anualmente. Diante desse cenário de saúde ocupacional, a plataforma de saúde e bem-estar Namu anuncia atualizações no Vital Scan, ferramenta que, a partir da câmera do celular, analisa os sinais vitais em tempo real. Ao integrar novas funcionalidades tanto para empresas quanto para os usuários, o Vital Scan desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças e promoção do bem-estar no ambiente corporativo.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Com o uso da câmera do celular, a ferramenta consegue medir sinais fisiológicos como frequência cardíaca, nível de oxigênio, pressão arterial e até mesmo o nível de estresse com precisão de 94% a 98%. Isso é feito por meio da tecnologia de fotopletismografia remota (rPPG), que possibilita um monitoramento contínuo e eficaz. “Essa ferramenta tecnológica foi implementada para incentivar culturas organizacionais que valorizam a saúde ocupacional, apoiando diretamente as corporações comprometidas com o bem-estar físico e mental da equipe com o fornecimento de dados em tempo real”, explica Deuk Soo Yeo, fundador e CEO da Namu.
Acompanhamento contínuo
A partir do uso contínuo do Vital Scan, os dados podem ser compartilhados com a empresa com o consentimento do usuário. Essa integração possibilita a criação de um Dashboard de Acompanhamento de Saúde para que a companhia possa monitorar indicadores gerais dos trabalhadores e implementar ações de saúde preventiva.
Quando o Vital Scan identifica inconsistências nos sinais vitais de forma persistente, automaticamente recomenda acompanhamento médico. “Se a anomalia persistir, os dados são compartilhados com o Médico do Trabalho da empresa, mediante consentimento do usuário, garantindo a privacidade e a segurança das informações pessoais”, explica Yeo.
O Médico do Trabalho poderá verificar dentro do app, no Dashboard de Acompanhamento de Saúde, todo o histórico do monitoramento detalhado dos dados por área, setor e até mesmo por usuário, quando autorizado. Com isso é possível identificar padrões e áreas com maior incidência, possibilitando a implementação de intervenções mais eficazes e personalizadas pela companhia.
Leia também
Ingressos gratuitos para gestores na Fitness Brasil Expo 2025: três dias de acesso liberado
IHRSA Fitness Brasil agora é Fitness Brasil Expo
Autonomia na gestão da própria saúde
O usuário também tem acesso a um Dashboard Pessoal de Bem-estar, que apresenta a média diária de seu índice de saúde e qualidade de vida ao longo do tempo. “Essa funcionalidade oferece ao colaborador informações valiosas sobre seus sinais fisiológicos, permitindo uma gestão mais ativa e personalizada da própria saúde. É uma abordagem preventiva que afeta a saúde física, nutricional e mental, pois incentiva a adoção de hábitos saudáveis e permite acompanhar a evolução clínica, facilitando a tomada de decisões mais conscientes”, afirma Yeo.
A adoção bem-sucedida de ferramentas de monitoramento, como o Vital Scan (disponível para IOS e Android), depende não apenas de sua tecnologia, mas da cultura da empresa. Para utilizar a ferramenta, é preciso ter uma conta na plataforma, que é oferecida tanto para pessoa física quanto para usuários subsidiados por empresas que utilizam a Namu como benefício corporativo.
Leia também
American College revela tendências fitness para 2025: tecnologia vestível segue no topo
9 dicas para decolar com o marketing digital: como se posicionar, conquistar autoridade e lançar produtos
“Com essas inovações, a Namu não apenas aprimora a gestão da saúde ocupacional, mas também oferece ao usuário mais controle sobre sua integridade física e mental. A atualização que traz a integração de dados com o Médico do Trabalho e o Dashboard demonstram nosso compromisso em democratizar o acesso ao bem-estar. Ao disponibilizar essa ferramenta tecnológica, o objetivo é melhorar significativamente a qualidade de vida dos trabalhadores e aumentar a eficácia das intervenções médicas e das ações corporativas”, completa o fundador e CEO da NAMU.
Gostou? Compartilhe: