Estudo realizado pelo Ticket Sports, em parceria com a Arena Hub, busca entender a relação entre a tecnologia e o esporte
Fitness Brasil
10/12/2024
O Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, em parceria com a Arena Hub, que é um centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco no esporte, acaba de lançar a pesquisa inédita “Tecnologia e Esporte”. Presente na vida dos atletas amadores de todo o país, a utilização dos wearables se tornou algo cada vez mais frequente e a partir desse aumento, o recorte tem como objetivo compreender o impacto dessas tecnologias no desempenho dos esportistas, na experiência dos espectadores e na gestão de eventos esportivos.
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Fruto de um levantamento com esportistas de todo o país, o estudo conta com mais de quatro mil respostas, que foram coletadas ao longo dos meses de setembro e outubro deste ano. Os números apresentados são de perfil demográfico e comportamento de compra dos participantes.
“Essa pesquisa mede o nível de adoção de tecnologias já consolidadas por atletas amadores com a função de entender a capilaridade, o comportamento e impactos sociais e de motivação para o esporte, que combina cada vez mais com a inovação tecnológica. Ao lado da Arena Hub, realizamos um mapeamento que contou com mais de 4 mil respostas e descobrimos novos cenários de presença de marcas no setor, com resultados inéditos de tênis, aplicativos e acessórios tech”, afirma Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports.
“A parceria entre o Arena Hub e a Ticket Sports na construção desta pesquisa é um passo estratégico para compreender o nível de inovação no mercado de corrida de rua e esportes outdoor. Nosso objetivo é identificar tendências, oportunidades e desafios, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que impactem positivamente atletas, organizadores e toda a cadeia do esporte”, ressalta Fernando Patara, Cofundador e head de inovação da Arena Hub.
Com os atletas amadores procurando melhorar as suas respectivas performances, a pesquisa revela que 84,4% das pessoas utilizam um relógio esportivo e a marca mais lembrada pelos praticantes de corrida é a Garmin. Já entre os aplicativos, o Strava foi o mais citado com 46% das respostas. Não é à toa que a marca possui 100 milhões de usuários em todo mundo, segundo dados recentes.
Além desses aparelhos, o estudo da plataforma também mostra que os entrevistados estão em busca de outros equipamentos de qualidade, como tênis de placa e amortecimento. Nesse quesito, pela primeira vez a Asics e Olympikus foram lembradas como referências no assunto, dentro de um levantamento da base do Ticket Sports.
Perfil dos participantes
Gênero- 64,9% dos atletas usuários da tecnologia esportiva são do sexo masculino, enquanto 35,1% são mulheres.
Faixa Etária- De 41 a 50 é a idade desse público.
Tempo no esporte- Segundo o recorte, 36,6% praticam algum esporte há mais de 11 anos, o que ilustra todo o conhecimento sobre essas tecnologias.
Marcas de Relógios- Entre as marcas de relógios esportivos mais utilizados estão a Garmin, Samsung e Amazfit. De acordo com os entrevistados, 74,4% procuram esse produto para ter o auxílio do GPS, enquanto 63,2% buscam o monitoramento da frequência cardíaca.
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Tênis especializados- A busca por calçados especializados com tecnologias de ponta aumentou nos últimos anos, levando as marcas a modelos de primeira linha. Nesses casos, 89,8% fazem parte desse grupo, que tem a Asics, Olympikus e Nike como as preferidas.
Aplicativos- Frequente no celular das pessoas, os aplicativos esportivos são utilizados por 89% dos praticantes de atividade física. O mais lembrado foi o Strava, seguido pelo Garmin Connect e Adidas Running.
Roupas de compressão- Quando o assunto são as roupas de compressão, apenas 57,5% utilizam essas peças.
Os números levantados fazem parte de uma série de informações levantadas pelo Ticket Sports com o objetivo de colaborar com os organizadores de eventos esportivos nacionais e internacionais.
A pesquisa completa está disponível gratuitamente na plataforma da empresa, reforçando uma das suas principais missões de fornecer conhecimento para o mercado.
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