O setor fitness está em constante evolução, exigindo que gestores estejam atentos às tendências e adaptem suas estratégias para manter a competitividade e oferecer experiências excepcionais
Por Cris Santos, colunista Fitness Brasil
8/1/2025
O setor fitness está em constante evolução, exigindo que gestores estejam atentos às tendências e adaptem suas estratégias para manter a competitividade e oferecer experiências excepcionais aos clientes.
Em 2025, o planejamento estratégico de RH vai além de metas financeiras: ele envolve o fortalecimento da cultura organizacional, a retenção de talentos, e a adoção de tecnologias que otimizem a operação.
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Destaco cinco dicas práticas para gestores e suas equipes:
- Defina metas claras e alinhadas ao propósito do negócio: trace objetivos específicos e mensuráveis, conectados aos valores da sua academia. Um propósito bem definido engaja sua equipe e fideliza seus clientes. Utilize matrizes para apoiá-lo na construção dessas metas. Um ótimo exemplo é a SMART
- S: Específica – Seja claro sobre o que quer alcançar.
- M: Mensurável – Tenha como medir seu progresso.
- A: Alcançável – Seja realista, mas desafiador.
- R: Relevante – Alinhe seus objetivos com seus valores.
- T: Temporal – Dê um prazo para cumprir suas metas.
2. Invista no desenvolvimento da equipe com capacitações frequentes e alinhadas às demandas do mercado, elas são fundamentais! Além disso, líderes devem cultivar habilidades como comunicação eficaz e feedback construtivo, e precisam servir de exemplo para suas equipes. Busque ajuda para seu autodesenvolvimento e autogerenciamento de crises e tendências.
3. Use dados para decisões estratégicas: ferramentas digitais podem fornecer insights valiosos sobre desempenho, retenção de clientes e comportamento do mercado. A análise desses dados facilita ajustes no plano estratégico, além de orientar para um feedback mais construtivo e assertivo.
4. Fortaleça a cultura organizacional: promova um ambiente que valorize colaboração, transparência e inovação. Uma equipe engajada trabalha melhor e contribui diretamente para o sucesso do planejamento estratégico. Realize acompanhamento das dificuldades da equipe diariamente.
5. Planeje-se para o inesperado: esteja preparado para mudanças repentinas no mercado ou no comportamento dos consumidores. Cenários alternativos ajudam a minimizar impactos e garantem maior resiliência. Existem várias empresas que disponibilizam essas tendências e questões de comportamento humano com vistas ao cliente e às demandas profissionais do time.
Com essas dicas, sua academia pode não apenas sobreviver às mudanças do mercado, mas prosperar com um planejamento estratégico bem executo.
Cris Santos é CEO da BrainFit Consultoria de Carreira & Negócios, com foco em pessoas e resultados, headhunter, especialista em desenvolvimento humano, carreira e liderança; mentoria B2B e B2C. Instagram @crissantosrh
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