Diretor comercial da marca de equipamentos fitness, Said Abdo fala sobre o momento de transformação e crescimento da empresa, que é patrocinadora ouro da IHRSA Fitness Brasil 2022
Yara Achôa, Fitness Brasil
29/6/2022
A Konnen Fitness nasceu em 2011 com a meta de ser referência no mercado, levando inovação e contribuindo para o sucesso das academias pelo Brasil. E em sua primeira década de atuação atingiu seu objetivo com sucesso, investindo no atendimento diferenciado e no fornecimento de equipamentos com toda a qualidade dos importados e o melhor custo-benefício entre os nacionais.
O ano de 2020 representou um ponto de virada, crescimento e fortalecimento da empresa. Em meio a grande crise sanitária que atingiu o mundo, a Konnen entendeu que a chave para vencer desafios era oferecer cada vez mais inovação e qualidade.
A seguir, em entrevista exclusiva para o FitBR News, Said Abdo, diretor comercial da Konnen, conta a história da marca, fala da expansão, dos novos caminhos e das perspectivas para o mercado. Confira!
Como começou a Konnen Brasil?
A empresa foi fundada por Agamenon Machado, executivo vindo da Technogym e Johnson Health Tech. Co. Já era uma empresa bem-estruturada quando eu entrei em janeiro 2020, com a missão de fazer um grande trabalho de expansão, aos moldes do que desenvolvi para a Total Health. O Agamenon queria seguir essa linha e me deu carta branca. Mas daí veio a pandemia. Tivemos de nos reinventar para continuar.
O quão desafiador foi esse período para a empresa?
A primeira semana da pandemia foi desesperadora. Íamos para IHRSA nos Estados Unidos, mas desmarcamos. Logo tudo começou a fechar. Nossa primeira ação foi colocar todo mundo em casa, em segurança.
Passei a ir sozinho para o escritório, dei início a implementação de novos processos, aproveitei para treinar as equipes. Também comecei a fazer lives no Instagram da Konnen, conectando donos de academia. Nosso perfil saltou de três mil para 30 mil seguidores. Vimos os leads aumentarem.
Não paramos e não mandamos ninguém embora. E nos preparamos para retomada. Em junho já estávamos acelerados, com o time aquecido. Nos abrimos para o mercado residencial e de condomínios, vendemos de forma diferente. Desenvolvemos linhas para pronta entrega em quatro meses. No ápice da pandemia chegamos a faturar 1 milhão de reais – antes as cifras eram 10 a 20 mil reais por mês. O resultado foi um crescimento de 33% em 2020.
Agora, em 2022, o crescimento aponta para mais de 300%. E temos como objetivo, em quatro anos, nos consolidarmos como a principal empresa fitness do mercado.
O crescimento da Konnen em 10 anos foi muito significativo. A que você atribui isso?
Considero alguns fatores: o posicionamento da empresa, a oportunidade de crescimento e a vontade de mudar. Se o gestor não tiver essa cabeça, a coisa não anda. A Konnen estava aberta para a virada de chave.
Tenho 23 anos de mercado. É raro ver um empresário com esse comportamento. O Agamenon teve a sagacidade de entender que tinha de mudar, investir nas pessoas certas. Então fizemos uma leitura perspicaz do mercado e montamos uma estratégia bem focada para crescermos ainda mais.
Durante muito tempo pensamos em ter o melhor custo-benefício. Hoje não queremos só isso. Mudamos o posicionamento, investimos em marketing. Estamos construindo branding.
Trabalhamos para ser uma empresa completa, dedicada a produtos de qualidade, exclusivos e com portfolio extenso.
Os concorrentes pensam em margem de lucro. Eu penso em branding. Quero gerar desejo, estimular o sonho de consumo.
A expansão da Konnen também passa por uma nova sede, certo?
Sim. Saímos de Mauá – onde tínhamos um galpão de 1000 metros e toda a equipe concentrada lá – e viemos para São Paulo, com o novo escritório localizado no Brooklin. De quatro pessoas, passamos para 20, entre administração e marketing.
Nosso comercial é local – todas as regiões do Brasil têm vendedores próprios, são todos funcionários, porque entendemos que o profissional tem que vender Konnen. São equipes sempre atualizadas e preocupadas em auxiliar o cliente, com toda transparência e respeito, ajudando a escolher as opções ideais de equipamentos para cada necessidade.
E por questão de logística, mudamos nosso centro de distribuição para Itajaí (SC).
Quais as novidades que a Konnen prepara para os próximos meses?
No momento nosso foco é a IHRSA Fitness Brasil 2022. Estamos animados e esperançosos pelo mercado. Hoje, na empresa, só se fala em IHRSA. E é lá que apresentaremos a exclusividade fechada com um exportador de maior qualidade da China.
Também temos o aplicativo da Konnen, que posso garantir ser diferente de tudo o que existe no mercado, capaz de proporcionar uma experiência única de realidade virtual. E no segundo semestre lançamos nosso e-commerce e abriremos lojas em shoppings luxuosos de São Paulo.
Queremos revolucionar o mercado fitness brasileiro. Acho que estamos no caminho certo!
Gostou? Compartilhe: