Treinar em casa pode ser uma alternativa para quem busca conforto e praticidade. Veja como escolher os equipamentos
Yara Achôa, Fitness Brasil
13/1/2025
Manter-se ativo durante as férias é fundamental para a saúde física e mental, além de contribuir para um retorno mais tranquilo à rotina. Escolher os equipamentos certos para treinar em casa exige planejamento para garantir que suas escolhas sejam práticas, eficientes e atendam às necessidades.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Segundo Rafael Uliani – chefe de produtos da ZiYou e especialista em mercado esportivo – treinar em casa oferece diversas vantagens que vão além do conforto. Com equipamentos adequados e um bom plano de treino, é possível alcançar bons resultados e manter uma rotina consistente.
– Conforto e praticidade: você treina no seu próprio tempo, a adaptação da rotina é mais fácil, sem a necessidade de deslocamento até academias ou espaços externos, além de mais privacidade, para quem prefere evitar ambientes lotados.
– Economia de tempo: investir em equipamentos por assinatura é uma solução prática e acessível, evitando custos fixos em academias que nem sempre são utilizadas ao máximo.
– Integração à rotina familiar e incentivo aos pares que vivem junto: treinar em casa facilita a conciliação entre exercício e vida familiar, permitindo que você cuide da saúde sem abrir mão de estar presente com sua família. É possível, inclusive, engajar outras pessoas da casa para criar um momento de bem-estar coletivo.
“A bike spinning e a esteira são excelentes opções para se ter em casa, seja para o iniciante ou mesmo para o praticante mais experiente, são equipamentos democráticos, que mais pessoas da casa conseguem usar com facilidade e ao mesmo tempo e ainda permitem inúmeros tipos de estímulos, tornando as sessões de atividade física mais empolgantes, recomenda Uliani.
O primeiro ponto a se levar em consideração na hora de escolher o equipamento são as limitações suportadas em cada um deles, como peso e altura. Além disso outros fatores são importantes a serem considerados, como:
Condições articulares ou musculares: pessoas com problemas no joelho, tornozelo ou coluna devem priorizar equipamentos de baixo impacto, como bikes ou esteiras com amortecimento.
Condições cardiovasculares: é importante escolher equipamentos que permitam controle gradual de intensidade, para evitar sobrecarga no coração.
Bicicletas devem ter ajustes para o banco e guidão que se adaptem ao seu corpo e ergonomia, evitando desconfortos ou sobrecarga na coluna.
Leia também
Fitness Brasil Expo 2025: grandes marcas do setor já confirmam presença no evento. Confira!
O que é mais eficaz para emagrecimento: aeróbio, força ou treino concorrente?
“Treinar em casa pode ser tão seguro e eficiente quanto treinar em uma academia. É importante avaliar seu nível de condicionamento: Escolha realizar sessões de atividades físicas que sejam adequadas ao seu preparo físico atual e busque a melhoria progressiva para que você respeite os limites atuais do seu corpo e pouco a pouco possa melhorar suas capacidades. Lembre-se de hidratar durante o treino”, destaca Uliani.
Use equipamentos seguros e ajustáveis à ergonomia do seu corpo e opte por calçados apropriados que ofereçam suporte e aderência durante o treino.
“Certifique-se de que o equipamento está em bom estado de manutenção e instalado em uma superfície nivelada para evitar acidentes. Os que são conectados à rede elétrica devem ser instalados diretamente nas tomadas, respeitando as voltagens indicadas e não se deve usar adaptadores ou extensões”, finaliza.
Gostou? Compartilhe: