Evento reuniu profissionais do setor fitness para dois dias intensos de aprendizado e troca de experiências
Yara Achôa, Fitness Brasil
10/2/2025
A primeira edição da imersão O Melhor Gestor de Academias do Mundo, promovida pela Fitness Brasil nos dias 6 e 7 de fevereiro, no hotel Wyndham Paulista, em São Paulo, foi um sucesso. Durante dois dias, gestores e proprietários de academias e estúdios trocaram experiências, adquiriram novos conhecimentos e se aprofundaram em temas essenciais para a gestão e o crescimento de seus negócios.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
O evento contou com um time de mentores renomados: Alessandro Mendes (expert em posicionamento de marcado e inteligência competitiva); Artur Monteiro (empresário e empreendedor no mundo digital, autor do livro “E-phygital – ecossistema, físico e digital”; idealizador e mentor do Business Club Black – master mind de empresários multimilionários); Carlinhos California (CEO da rede de academias Califórnia; CMO da WOWLIFE, especialista em Growth Marketing); Cris Santos (CEO da BrainFit consultoria de gente e gestão, mestre em RH); Fabio Saba (diretor da Saba Educação e Consultoria, diretor de Educação da Fitness Brasil, mestre em Educação Física, autor de livros sobre Gestão de Academias, com mais de 35 anos de experiência no setor); Patrícia Totaro (há 29 anos desenvolvendo projetos de arquitetura e designer para academias, especialista na utilização da arquitetura como parte estratégica de marketing). Com conteúdos práticos e estratégias aplicáveis à realidade do mercado, eles abordaram temas como marketing e vendas, gestão estratégica, experiência do cliente e liderança.
Estratégias para aumentar as vendas e fortalecer a competitividade
No primeiro dia, Artur Monteiro apresentou os cinco passos essenciais para aumentar as vendas por meio da internet, destacando a importância do posicionamento, da produção de conteúdo e de uma estratégia multicanal. “Percebi um grande interesse dos alunos, com perguntas inteligentes e pertinentes. Esse tipo de imersão permite um aprendizado valioso e um networking fundamental”, comentou.
Alessandro Mendes reforçou a importância da inovação para que as academias se mantenham fortes e competitivas. “A competitividade abre brechas no mercado. Precisamos olhar para essas lacunas para integrar soluções eficazes aos nossos produtos e serviços”, explicou.
Liderança, gestão de pessoas e experiência do cliente
Cris Santos trouxe insights sobre recrutamento e seleção, cultura organizacional e motivação de equipes. Para ela, os gestores precisam delegar mais e confiar nas suas equipes. “Muitos se sentem inseguros em compartilhar responsabilidades, mas essa confiança é essencial para o crescimento do negócio”, afirmou.
Patrícia Totaro abordou a arquitetura como parte estratégica da experiência do cliente. “A experiência não se resume à estética, mas envolve fluxos eficientes, funcionalidade operacional e um ambiente que impacte positivamente tanto clientes quanto colaboradores”, disse.
O formato imersivo: aprendizado intensivo e conexões valiosas
A abordagem de Fabio Saba foi provocativa, trazendo à tona as principais dores dos profissionais do mercado: gestão de pessoas, liderança, vendas e responsabilidade na resolução de problemas. “Destacamos a importância de formar equipes campeãs, conhecer o próprio produto e desenvolver habilidades de negociação. Os alunos demonstraram alto nível de atenção e conexão com o conteúdo. E o modelo imersivo provou seu valor e nossa intenção é expandi-lo. Temos a capacidade e estrutura para fazer pelo menos mais três imersões ainda este ano, sempre mantendo um padrão de qualidade e networking forte entre alunos e professores”, ressaltou.
A palavra de quem viveu a experiência
Renato Moura, proprietário da Academia Up Saúde, de São Paulo, destacou a visão estratégica proporcionada pelo evento. “Foi fantástico! Os professores trouxeram uma roupagem diferente, um olhar de fora que fez toda a diferença para mim”, contou.
Marcelo Larguesa, da Academia Arena Ômega, da Praia Grande (SP), buscou a imersão para preparar sua equipe. “Esse curso veio no momento certo. As aulas foram muito boas, especialmente as de marketing digital, que vou aplicar diretamente na minha equipe.”
Felícia Bonito, gerente geral da Academia GreenFit, de Taubaté (SP), também celebrou os aprendizados. “Hoje temos duas unidades em Taubaté e operamos no modelo low cost, com foco em crescimento e aprimoramento constante. Participar da imersão foi uma decisão minha, pois acompanho o trabalho da Fitness Brasil há algum tempo e vi a divulgação pelo Instagram. Foram dois dias sensacionais, especialmente a parte de marketing, que trouxe muito mais do que eu imaginava. Para quem não participou, meu conselho é: não perca a próxima! O aprendizado e as conexões que fizemos aqui fazem toda a diferença.”
Acompanhe o Canal de Gestão e Negócios Fitness Brasil no WhatsApp
Ana Carlucci, proprietária do box Cross Training Las Palmas, no Guarujá (SP), chegou ao evento com um grande desafio: estruturar um negócio do zero. “Sou farmacêutica e estou mudando completamente de área. No primeiro dia de imersão, minha mente já se abriu para milhares de ideias e projetos”, relatou.
Novas edições a caminho
A Fitness Brasil já planeja novas imersões ao longo do ano, mantendo o alto padrão de conteúdo e networking. Para não perder nenhuma novidade, acompanhe as redes sociais da Fitness Brasil.
Gostou? Compartilhe: