A britânica Fitness First, em parceria com a EGYM, começa a usar inteligência artificial para criar planos personalizados e acompanhar a evolução dos alunos
Fitness Brasil (*)
22/4/2025
A presença da inteligência artificial no setor fitness deixou de ser tendência e já é realidade em muitas academias ao redor do mundo. Com a missão de tornar o treinamento físico mais eficiente, personalizado e acessível, a tecnologia vem sendo incorporada de forma crescente nas rotinas — não para substituir profissionais, mas para potencializar resultados com base em dados e precisão.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
A Fitness First – rede de academias criada no Reino Unido nos anos 1990 e atualmente com presença global – é um dos exemplos recentes dessa transformação. A empresa firmou parceria estratégica com a especialista em tecnologia de fitness inteligente, EGYM, para lançar o “Able with Fitness First”, uma proposta de treinamento personalizado orientada por IA.
O serviço combina inteligência artificial e interação humana para ajudar os clientes a atingirem seus objetivos de forma mais eficaz. O programa inclui quatro sessões iniciais em que as pessoas compartilham metas e preferências, além de passarem por avaliações cardiovasculares, de força e de composição corporal.
Esses dados são integrados ao trabalho dos treinadores da Fitness First e à tecnologia EGYM Genius — a IA desenvolvida pela EGYM — para gerar um plano de treino personalizado. Todo o processo é acompanhado pelo aplicativo da rede e ajustado à medida que o aluno evolui. Os primeiros feedback foram extremamente positivos.
Segundo o CEO da Fitness First, Justin Musgrove, “esta oferta é uma novidade para a indústria fitness, incorporando nosso compromisso de oferecer um serviço excepcional e apoiar nossos membros na conquista do seu melhor desempenho pessoal”.
Leia também
Fitness Brasil Expo 2025: grandes marcas do setor já confirmam presença no evento. Confira!
A relação entre a inteligência emocional (IE), a inteligência artificial (IA) e as pessoas nas academias
Já Philipp Roesch-Schlanderer, CEO da EGYM e vencedor do Prêmio Rainer Schaller na FIBO 2025, destaca: “Esta colaboração exemplifica nosso compromisso em integrar tecnologia avançada com experiências de condicionamento físico personalizadas, capacitando empresas a crescer de forma sustentável e clientes a atingir seus objetivos de saúde e bem-estar de forma mais eficaz.”
Desde que Musgrove assumiu o comando da Fitness First UK em 2023, a rede vem reposicionando sua marca com foco em um modelo mais premium, elevando os padrões de serviço e introduzindo novos benefícios para seus usuários.
(*) Por Kath Hudson; conteúdo traduzido e adaptado Fit Tech by HCM.
Gostou? Compartilhe: