Após 10 anos utilizando tecnologia própria, a Selfit Academias anuncia parceria com W12 implantando novo sistema outsorcing
Yara Achôa, Fitness Brasil
12/7/2022
Depois de seis meses de estudos, no que é conhecido como Proof of Concept (POC), a SelfitAcademias contratou o EVO para um novo passo visando seu crescimento. Durante esse tempo a rede utilizou a estrutura do sistema para que pudesse testar e escolher com a maior segurança possível sua nova plataforma. Alguns pontos foram fundamentais para essa decisão, como confiabilidade, segurança e infraestrutura.
A rede, que hoje possui cerca de 70 academias, se reestrutura para avançar em seu objetivo de expansão com alta performance: “Esse momento representa um marco muito importante e decisivo para a Selfit, que pretende crescer perto de 60% ao ano”, diz o CEO Fernando Menezes.
Segundo o empresário, isso só foi possível graças a postura superconstrutiva do EVO. “Contamos com um time comprometido e altamente capacitado, que nos deu completa segurança para fazer esse movimento”, completa Menezes.
Após análise de produto (plataforma) e uma grande auditoria das empresas (em termos de segurança, infraestrutura e confiabilidade), outros itens também analisados para a decisão final da Selfitforam investimento e inovação. Assim, chegou-se ao que melhor serviria à rede, a curto e longo prazos.
O EVO, que já atende mais de cinco mil academias em todo o Brasil, sentiu-se desafiada e estimulada: “Fizemos um piloto para que a SelfitAcademias pudesse testar e escolher com toda segurança, em um momento de transição importante”, explica Paulo Akiau, especialista em software de gestão para academias, Presidente da EVO W12, empresa do grupo ABC Fitness Solutions.
Terceirização de tecnologia
A decisão da Selfitlevou em conta a agilidade no desenvolvimento e implantação do sistema, a oportunidade de adicionar novas funcionalidades em seus canais digitais, além da redução de custos em tecnologia, permitindo direcionar ainda mais recursos para o ‘core business’ da empresa (pessoas, equipamentos e instalações).
“Importante destacar que o EVO faz parte de uma holding enorme, a ABC Fitness Solutions, o maior sistema do mundo atendendo, inclusive, a Planet Fitness. Estamos junto aos melhores”, argumenta Fernando Menezes.
Além disso, a SelfitAcademias não terá de investir em profissionais para atender a possíveis demandas do software. Esse atendimento/ manutenção será terceirizado pela equipe EVO, que está plenamente preparada. A redução de custos via outsorcing também acontece pois quando há terceirização, a infraestrutura é alocada e não há necessidades de servidores hospedando os softwares nas sedes da empresa. As bases de dados não precisam ser replicadas e não há necessidade de backup.
Para atender às necessidades da SelfitAcademias, a W12 envolveu seu time de tecnologia na criação de funcionalidades inovadoras nunca oferecidas por softwares da categoria no mundo. “Estamos trabalhando em novos recursos e soluções no EVO a partir de demandas da Selfit”, explica Akiau.
Ele conta ainda que as inovações advindas dessa parceria colocarão o EVO em um patamar superior ao da grande maioria dos sistemas oferecidos no mundo. “Essa iniciativa se soma a uma prática histórica na empresa que é focar nas necessidades dos clientes, tanto nas que ele já reconhece quanto naquelas que ainda não descobriu. A inovação e o compromisso absoluto com os clientes fazem parte do DNA da W12”, explica o gestor.
Mercado em recuperação
O mercado fitness no Brasil é o segundo maior do mundo em número de academias. Em 2019 movimentou mais de US$ 2 bilhões. Com a pandemia, em 2020, o segmento sofreu duro impacto. O fechamento temporário das academias (devido a medidas de restrição) acarretou uma redução significativa (cerca de 20%) no número de alunos e, consequentemente, no faturamento levando, inclusive, ao fechamento de muitos estabelecimentos. Atualmente, especialistas estimam que o Brasil tenha em torno de 42 mil academias, atendendo um público de cerca de 10 milhões de pessoas.
Com a reabertura das academias e a retomada das atividades esportivas, ainda que com os devidos cuidados sanitários, o mercado fitness prevê um forte movimento de recuperação e crescimento. “Estamos muito confiantes em relação a 2022”, finaliza Paulo Akiau.
LEIA TAMBÉM
Gostou? Compartilhe: