Por Patricia Totaro, colunista Fitness Brasil
Saber onde investir é o ponto de partida para planejar uma reforma econômica que gere resultados. Cada intervenção em sua academia, estúdio ou box deve ter um objetivo definido e ser bem pensada, com as decisões de projeto e todos os custos levantados.
Se a estrutura já não está impactando positivamente os clientes, é importante pensar em uma reforma. As áreas das academias são grandes e o valor de uma remodelação completa pode não ser viável. Então é importante entender qual o impacto que cada intervenção causa no cliente para definir onde investir primeiro.
Remodelação da Flex, unidade Buena Vista, Goiânia, GO – Projeto da Equipe Patricia Totaro Arquitetura
Primeiro ponto: iluminação
A luz envolve quem está na academia e isso ajuda na venda e na fidelização de clientes. Além de iluminar, deve destacar o que queremos mostrar, esconder o que não queremos e, principalmente, criar cenários para motivar diferentes aulas e as atividades nas diferentes horas do dia.
Segundo ponto: cores e texturas
Tudo o que fica na altura dos olhos causa impacto imediato. Ajuda especialmente na venda, criando cenários e pontos focais para chamar atenção aos seus diferenciais. É a forma mais econômica de mudar um ambiente, mas precisa da luz para ser valorizada.
Terceiro ponto: mobiliário e decoração
Tudo que o cliente tem contato físico direto, como mobiliário, causa a sensação de conforto e, consequentemente, aumenta a conexão do cliente com o espaço da academia. Mobiliário e elementos decorativos impactam muito na percepção de valor, desde que sejam escolhidos de acordo com as aspirações de seu público-alvo. São ótimos elementos para serem trocados com frequência, demonstrando investimentos contínuos na academia, o que sempre agrada aos clientes.
Remodelação da Flex, unidade Buena Vista, Goiânia, GO – Projeto da Equipe Patricia Totaro Arquitetura
Mantenha sempre sua estrutura atualizada para que pequenos investimentos tenham bastante efeito. Agora, se a sua estrutura está precisando de uma remodelação mais profunda, planeje um projeto de forma estratégica para não gastar muito e impactar bastante o seu visitante e o seu aluno.
Arquitetura é parte da Gestão! Use e abuse!
Bom projeto!
Patricia Totaro é referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995 com mais de 950 projetos construídos. Sua metodologia de desenvolvimento de projetos, a Trilha da Experiência, alia conceitos de marketing e design thinking à Arquitetura tendo como foco a experiência e sucesso do cliente. Dessa forma o projeto é parte da estratégia de gestão da academia. Seu propósito pessoal de estimular a prática de exercícios físicos por meio de experiências relevantes dentro das academias a faz compartilhar o seu conhecimento com os gestores em palestras, artigos e em suas redes sociais: @patriciatotaro @patriciatotaroarquitetura @arq_fit_
Gostou? Compartilhe: