Por Luis Carlos de Oliveira, colunista Fitness Brasil
Prezado amigo da Educação Física! Desde minha primeira conversa nesta coluna, tenho procurado não perder o foco, no sentido de buscar promover o crescimento profissional dos colegas, mostrando os meios e as ferramentas que promovam um maior aprimoramento profissional, acadêmico e científico na medida que possibilite uma melhor prática profissional embasada em sólidas fundamentações científicas. Como dizemos lá no CELAFISCS: “Transformando Ciência em Prática”.
Tradicionalmente na área da Educação Física, Ciências do Esporte e Fitness, o segundo semestre do ano sempre foi farto em eventos acadêmicos, científicos, de atualização e aperfeiçoamento em diversos setores da nossa área. Estamos no mês de agosto, início do semestre e, particularmente, já tive o privilégio de falar em dois eventos. Um da nossa área, no Congresso Multidisciplinar do Grupo Nação EF, e outro no 26º Congresso Multidisciplinar em Diabetes organizado pela ANAD – Associação Nacional de Diabetes.
Os próximos meses serão ainda mais agitados no setor de eventos científicos. Agora, ainda no mês de agosto, de 17 a 20, teremos o maior evento da área fitness da América Latina, a IHRSA FITNESS BRASIL 2022. Encontro imperdível aos profissionais que atuam na área do Fitness, Academia e Personal training.
Especialmente nesta edição, a FITNESS BRASIL convidou o CELAFISCS para realizar uma sessão especial aos presentes ao evento. Como principais pesquisadores desta tradicional instituição das ciências do esporte de reconhecimento internacional, levaremos toda nossa experiência científica nas áreas da Prescrição do Exercício para Criança, Exercício para os Idosos e ainda uma sessão especial de Nutrição aplicada ao Fitness e Exercício. Tudo para contribuir com a atualização e aprimoramento científico dos participantes.
Será uma manhã repleta de excelentes palestras mostrando como transformar ciência em prática eficiente e rentável para você, Profissional de Educação Física, que quer se diferenciar no concorrido mercado do fitness com qualidade e excelência.
A IHRSA FITNESS BRASIL 2022 é só o ponto de partida, pois o cardápio de eventos continua com uma série de opções para todos os gostos. Teremos em setembro, de 7 a 9, em Ribeirão Preto (SP), o 5º simpósio de Atividade Física e Saúde da Região Sudeste, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e realizado pela Escola de Educação Física da USP – Ribeirão Preto e SESC – SP.
Já no mês de outubro acontecerá o maior encontro de pesquisadores e cientistas da Educação Física e Ciências do Esporte da América Latina – o 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte do CELAFISCS. Anote na agenda: de 6 a 8 de outubro. O evento será híbrido, realizado em São Caetano do Sul, onde tradicionalmente são discutidos os temas de maior evidência na área no memento. O tema central este ano será: “Movimentando, Exercitando e Competindo – Fatos e Fakes”.
Me permita agora, caro leitor, lhe fazer um questionamento: “Para que servem os eventos de sua área?” Tenho insistido no ponto de que a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos nas respectivas áreas de atuação de um profissional serão o grande diferencial que este poderá oferecer na sua prestação de serviços – seja para uma empresa, instituição ou como Personal training.
E os eventos de atualização, aprimoramento e os eventos acadêmicos científicos são as melhores oportunidades para que isto aconteça de fato.
Contudo, a forma de participação é um detalhe muito importante. Para que você aproveite ao máximo tudo que os melhores eventos têm a oferecer, precisa exercer uma participação ativa e não simplesmente passiva. Sugiro que anote, interaja, pergunte, não seja tímido, não se acanhe. Tudo que um palestrante mais adora é que você demonstre interesse pelo tema que ele está falando. E não há melhor maneira de demonstrar isto do que uma boa pergunta.
Aqui vai uma dica para extrair o máximo de uma palestra ou uma aula: obviamente que não dá tempo de anotar tudo. Portanto fixe-se nas referências, nos tópicos chaves. Naturalmente que nos dias de hoje o recurso de usar o celular para fotografar aquele slide que lhe despertou maior interesse está valendo. Mas o fundamental é não perder a referência do que está sendo dito. Se o palestrante não colocou, pergunte ao final.
Ao final da palestra questione-se: “O que, de fato, eu aprendi nesta última hora? O que esta palestra acrescentou ao meu conhecimento? O que vou poder utilizar para melhorar a minha prática profissional, meu atendimento, meus serviços?”
Se for de fato sua área de interesse, uma palestra de um evento será apenas o ponto de partida para novas leituras, busca de aprofundamento em novos caminhos, que te levarão a mares nunca dantes navegados. Pois o universo de conhecimento é infinito e sempre tem algo novo a se conhecer, ainda que seja uma revisita a um tema já conhecido. Mas, com certeza, deve ter algo de novo, algo de diferente do que você conhecia até então.
Portanto, meus queridos amigos, é hora de se organizar para fazer deste segundo semestre o semestre mais rico em crescimento profissional que você jamais teve em toda sua carreira. As redes sociais estão repletas de eventos. Várias instituições realizarão eventos nas mais diversas áreas, fique atento!
Uma sugestão de onde você pode encontrar uma boa lista de eventos, tanto no Brasil quanto no exterior, é o site do CEV – Centro Esportivo Virtual http://cev.org.br/. Eu também costumo divulgar muitos eventos no meu perfil do Instagram @prof.luiscoliveira. Se você ainda não me segue, bora lá. As dicas foram dadas.
“Call to Action”. Agora é com vocês.
Nós vemos por ai!
Prof. Me. Luis Carlos de Oliveira é formado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul; Mestre em Educação Física; Doutorando em Educação Física e Saúde, Membro Diretor do CELAFISCS; Instrutor de Pesquisas em Ciências do Esporte; Coordenador do Projeto Internacional ISCOLE – Obesidade Infantil Ambiente e Estilo de Vida; Coordenador dos Cursos de Pós–Graduação da USCS/CELAFISCS; Professor da TREVISAN – Escola de Negócios; Assessor técnico-científico do Programa Agita São Paulo – Secretaria de Estado da Saúde; Membro da comissão organizadora do Simpósio Internacional de Ciências do Esporte
Gostou? Compartilhe: