Por Patricia Totaro, colunista Fitness Brasil
O novo consumidor está mais consciente da necessidade da atividade física, mais antenado com o nosso mercado e por isso mesmo tem expectativas muito maiores do que historicamente víamos nas academias.
Sua jornada de compra mudou muito. Hoje as informações chegam não só por indicação e proximidade, mas também pelos canais digitais, que são muitos. E tanto no mundo digital quanto no físico ele precisa sentir uma forte conexão com o espaço.
A decisão de compra
Tanto na venda online quanto na finalização da venda presencial, o novo consumidor julga sua academia pela aparência das suas instalações.
Se ele se identificar fortemente com o espaço, a venda será uma consequência. Caso contrário ele pede desconto ou procura outra opção.
Para que esta identificação aconteça, a sua estrutura e ambientação tem que ser fortemente impactante. Mas é claro que para impactar, você deve definir um público-alvo, lembrando que “não conseguimos agradar a todos o tempo todo”. Melhor agradar fortemente um segmento de consumidores.
Use os elementos de ambientação e iluminação que o seu público-alvo entende como atuais. Entenda como é a arquitetura dos outros lugares que ele frequenta, como lojas, hotéis e restaurantes e crie o seu conceito dentro da mesma linha.
A jornada do cliente no dia a dia
Seu cliente tem três momentos na sua jornada de treino: o receptivo, o treino e o pós treino. E em cada um deles, existe uma necessidade diferente.
No receptivo ele precisa sentir-se bem-vindo e o seu cérebro precisa receber uma vibração diferente do seu contexto cotidiano. Crie um ambiente de recepção muito convidativo, lembrando de colocar o aroma e a trilha sonora da academia já na entrada. Esse ambiente é a transição do “mundo lá de fora” com o “melhor momento do dia”.
Na área de treino, o ambiente precisa continuar a estimulá-lo, acrescidos da boa experiência com o serviço. Seja no treino individual ou nas aulas coletivas, a iluminação deve proporcionar vários cenários, as paredes devem ter estímulos de materiais e texturas diferentes e ter muitos espaços para os registros fotográficos.
Por último, pensando no pós treino, tome muito cuidado com o conforto dos vestiários e também em ter pontos para os alunos ficarem, conviverem e, dessa forma, permanecerem fidelizados à academia. Os alunos que interagem com outros alunos, funcionários e professores tendem a se manter por mais tempo matriculados nas academias. Essa conexão social é tão importante para os clientes quanto o treino.
O consumidor interage com as marcas através do que ele vê e ouve e também através do que ele percebe e sente. Em todos esses pontos de contato a arquitetura pode ser usada de forma estratégica para aumentar essa conexão do cliente com a sua academia.
Boa conexão e bom projeto!
Patricia Totaro é referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995 com mais de 950 projetos construídos. Sua metodologia de desenvolvimento de projetos, a Trilha da Experiência, alia conceitos de marketing e design thinking à Arquitetura tendo como foco a experiência e sucesso do cliente. Dessa forma o projeto é parte da estratégia de gestão da academia. Seu propósito pessoal de estimular a prática de exercícios físicos por meio de experiências relevantes dentro das academias a faz compartilhar o seu conhecimento com os gestores em palestras, artigos e em suas redes sociais: @patriciatotaro @patriciatotaroarquitetura @arq_fit_
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