Por Patricia Totaro, colunista Fitness Brasil
Entender que o cliente precisa ter sucesso ao usar o seu serviço é a nova revolução nos negócios. Em academias, estúdios, boxes de crossfit e escolas de natação essa ideia faz mais sentido ainda. As pessoas buscam as academias em geral com objetivos tangíveis, como emagrecer ou aumentar a massa muscular. Sabemos que atingir somente esses objetivos não as mantém nas academias por muito tempo. Elas só ficam se lá encontrarem também um ambiente acolhedor, socialização e a intangível qualidade de vida.
A importância do resultado no início da jornada
Nos três primeiros meses, quando a taxa de desistência é enorme, o foco do cliente é nesses objetivos tangíveis. E muitas academias não estão conseguindo suprir essa demanda.
Vamos fazer uma reflexão juntos: emagrecer ou ficar forte depende da atividade física aliada à nutrição. Muitas academias criam um espaço para consultório e alugam para um profissional de nutrição. Mas quantas academias entendem que esse profissional é um parceiro na retenção de cliente? Por que poucas academias incluem o profissional de nutrição no dia a dia da sala musculação para orientar da mesma forma que o profissional de educação física orienta os treinos?
Penso em alguns espaços que podem ajudar bastante a criar esse novo conceito:
- Espaço de atendimento integrado com a musculação, que pode ser usado para o professor prescrever treinos e o nutricionista prescrever dietas.
- Lanchonetes que tenham também local para cozinha experimental, onde se pode ensinar receitas funcionais e também criar eventos que ajudem na educação nutricional dos clientes.
- Venda de comidas congeladas para facilitar a alimentação dos clientes, especialmente nos grandes centros onde poucas pessoas fazem suas refeições em casa.
- Consultórios e sala de fisioterapia.
O primeiro ponto é entender esses outros profissionais não somente como locatários de espaços e, sim, como grandes parceiros em fidelizar os clientes ao longo de sua jornada na academia.
Pensa nisso!
Bom projeto!
Patricia Totaro é referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995 com mais de 950 projetos construídos. Sua metodologia de desenvolvimento de projetos, a Trilha da Experiência, alia conceitos de marketing e design thinking à Arquitetura tendo como foco a experiência e sucesso do cliente. Dessa forma o projeto é parte da estratégia de gestão da academia. Seu propósito pessoal de estimular a prática de exercícios físicos por meio de experiências relevantes dentro das academias a faz compartilhar o seu conhecimento com os gestores em palestras, artigos e em suas redes sociais: @patriciatotaro @patriciatotaroarquitetura @arq_fit_
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