Pesquisa da People Management Insights aponta que os empregadores estão cientes do valor dos planos de bem-estar corporativos, mas às vezes não conseguem implementá-los de maneira que envolva os funcionários
A pandemia fez com que muitos empregadores reexaminassem o apoio ao bem-estar que fornecem aos funcionários, trazendo mudanças como resultado. Isso apresenta grandes oportunidades para empresas de saúde e fitness que desejam obter uma fatia maior do mercado corporativo.
Como as pessoas trabalham em escritórios ficam sentadas por até 80% de seu dia, as autoridades de saúde afirmam há muito tempo que as empresas devem incentivar ativamente sua força de trabalho a se exercitar durante os intervalos – seja uma aula de ioga, natação, caminhada ou uma ida à academia.
No entanto, apesar do aumento do interesse e investimento em programas de bem-estar, muitos funcionários que se beneficiariam não estão participando deles, de acordo com um novo estudo da Gympass and People Management Insight – em parceria com o Chartered Institute of Personnel and Development (CIPD) –, que revelou que menos de 20% dos colaboradores estão inscritos em ofertas de bem-estar físico organizadas por seus empregadores e 74% também não estão envolvidos com esses programas.
Esses programas que oferecem acesso à atividade física podem ajudar os funcionários a gerenciar o estresse, a depressão, a ansiedade e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal – questões-chave responsáveis pelo esgotamento e rotatividade de pessoal. Mas a pesquisa – que entrevistou líderes de RH do Reino Unido – descobriu que, apesar da ampla aceitação do benefícios, 90% dos empregadores dizem que sua cultura de bem-estar precisa ser aprimorada e que estão presos a uma mentalidade de ‘primeiro o trabalho’, embora apenas 25% digam que são desafiados a encontrar orçamento para programas de bem-estar.
A pesquisa, concluída em junho de 2022, revelou que os empregadores estão sendo mais reativos do que proativos quando se trata de bem-estar corporativo. As duas principais estratégias adotadas foram fornecer políticas em resposta a ‘eventos da vida’, como gravidez e mudança de casa (77,6%), e oferecer aconselhamento e serviços de saúde mental (61,8%). Além disso, 56% dos empregadores ajustaram as disposições do local de trabalho e 34,2% ofereceram horários de trabalho flexíveis.
“Tradicionalmente, as organizações adotam uma abordagem reativa ao bem-estar, através de uma mentalidade de detectar e consertar’ – como podemos ver por esses números”, diz o especialista em bem-estar no local de trabalho, Karl Simons. “No entanto, não devemos subestimar o fato de que os empregadores que criam uma cultura de cuidado verão funcionários mais felizes, o que, por sua vez, leva a equipes mais engajadas e produtivas. A esperança é que esses números de pesquisa levem mais empresas a entender os benefícios de adotar uma abordagem proativa e avançar em direção a uma cultura de ‘prever e prevenir’.”
Transformando investimento em ação
Luke Bullen, chefe da Gympass para o Reino Unido e Irlanda, disse que a chave é dar um nível de flexibilidade que permita que os funcionários escolham as opções que melhor se adaptem às suas circunstâncias, em vez de adotar uma abordagem única e oferecer opções que não são atraentes para muitos funcionários.
“Quando as empresas chegam até nós, uma de suas principais preocupações é que eles tenham benefícios de bem-estar disponíveis, mas muitos de seus funcionários não os conhecem ou os utilizam”, explica. “Trabalhamos com as empresas para dar aos funcionários acesso a ofertas variadas porque nossa pesquisa de mercado mostra que isso é o que eles valorizam e são mais propensos a usar.”
“Com a atual crise do custo de vida, os empregadores têm a oportunidade de agregar valor ao dia a dia de seus funcionários, fora do local de trabalho”, acrescenta Bullen. “Isso permite que os funcionários reduzam seus próprios gastos pessoais em coisas como academias, aulas de ginástica e aconselhamento. No momento atual, é um ótimo benefício.”
Dificuldades com a implementação
A pesquisa descobriu que os empregadores estão cientes do valor dos planos de bem-estar corporativos, mas às vezes não conseguem implementá-los de uma maneira que envolva os funcionários. Uma solução é oferecer uma abordagem mais personalizada.
Os dados dos usuários do Gympass indicam que a personalização dos treinos resultam em um engajamento significativamente maior dos funcionários. Esses dados vêm do aplicativo Trainiac by Gympass, que conecta usuários a personal trainers para apoiá-los e orientá-los em suas metas de condicionamento físico. Após a ativação do programa, os check-ins na academia aumentaram 22% nos 90 dias seguintes e os funcionários que estavam anteriormente inativos completaram uma média de 36 treinos nos 90 dias seguintes quando conectados com um treinador.
“Se as empresas virarem a chave da atual abordagem de ‘trabalho em primeiro lugar’ e introduzirem serviços de bem-estar físico e mental ‘em primeiro lugar’, acredito que verão um maior envolvimento e melhoria geral na adoção de sua política de bem-estar corporativo e satisfação com isto. Afinal, uma boa saúde é boa para os negócios”, diz Simons.
Quase todas as empresas envolvidas na pesquisa tinham uma compreensão clara dos benefícios que as iniciativas de bem-estar podem trazer e, encorajadoramente, a People Management Insights descobriu que mais de 50% dos empregadores aumentaram seus gastos com bem-estar nos últimos dois anos.
Além disso, quase metade dos empregadores nomeou defensores da saúde mental no local de trabalho para apoiar, liderar ou implementar programas de bem-estar e ajudar a criar um ambiente de trabalho mais saudável e engajado. Isso indica que as empresas estão se tornando muito mais hábeis em oferecer apoio à saúde mental.
Oferecer programas de bem-estar holísticos é um ótimo começo em termos de bem-estar no local de trabalho, mas não é suficiente. É claro que os empregadores devem abordar proativamente os desafios que impedem a participação em programas de bem-estar para realizar os investimentos que fizeram.
Aumentar a compreensão dos funcionários sobre as opções de bem-estar e reduzir a apatia em relação a coisas como o fornecimento de defensores da saúde mental são ótimas opções, mas às vezes ter um impacto se resume a coisas simples, como reduzir o esforço necessário para participar das opções oferecidas.
Fatos rápidos: bem-estar dos funcionários
• 50% dos empregadores aumentaram os gastos com bem-estar nos últimos dois anos
• Menos de 20% dos funcionários usam programas de bem-estar corporativos
• Quase 50% dos empregadores nomearam defensores da saúde mental
• 90% dos empregadores dizem que sua cultura de bem-estar precisa ser melhorada
• Trabalhar com um personal trainer aumentou as visitas à academia em 22% nos 90 dias seguintes
Excelente! Dados importantes para o mercado.