Por Pierre Barbosa, colunista Fitness Brasil
Essa indagação é a base de uma academia que tem foco na entrega para os 95%. Se não houver resposta ou dúvida para a pergunta, você provavelmente cairá na armadilha de supor que é uma academia para todos, mas que na verdade apenas atende a expectativa do fitness ou é lowcost, lowprice ou lowcura – depende de como seja a estratégia.
Faça essa experiência amanhã na sua academia
Aborde um cliente durante o treino na sua academia 😳, normalmente escolho mulheres, não fitness (95%), fazendo a cadeira extensora ou leg. E faço a seguinte pergunta:
“Olá, bom dia, por que a senhora está fazendo esse equipamento?”
Resposta comum: “Porque está na ficha” 🤔
Legal, em seguida busco o professor na sala e faço a mesma pergunta:
“Olá professor, por que aquela “aluna” está fazendo a cadeira extensora?”
Resposta Comum: “Porque está prescrito na ficha de treino dela.”🤯
RESULTADO 1: A cliente (95%) não tem a menor ideia do motivo dela estar investindo 1h do seu dia fazendo aquelas máquinas, o que aquilo está beneficiando algo específico no seu dia, seja qual for o desejo ou necessidade dela ✔️. Sendo assim, é logico que ela não vai entender (valorizar) o serviço, ou seja, 79 reais pode ser uma fortuna.
RESULTADO 2: O professor também não tem a menor ideia do motivo daquela cliente estar fazendo aquele exercício, como aquela ferramenta tão espetacular chamada musculação está beneficiando diretamente a vida daquela pessoa, gerando assim a mesma falta de valor do cliente sobre o prestador de servidor (seja para o professor e/ou, normalmente, para a marca da academia).
Isso inclusive pode, e deve, ser um indício básico de que, porque o médico cobra 700 reais em uma consulta de 40min e a média de hora aula de Personal é 50 reais no Brasil.
REFLEXÃO
Sua academia precisa urgente de uma METODOLOGIA DE PRODUTO, DE NEGÓCIO. Esquece a tal da periodização num primeiro momento, explique sobre de que forma o seu serviço atende as NECESSIDADES DIRETAS das pessoas fora da sua academia (isso inclui os estúdios). Se seu professor prescreve uma ficha sem um objeto claro e específico para o cliente se beneficiar fora da academia, cito: emagrecimento, dor, “ficar bem”, esportes, tipo de trabalho, taff, longevidade, obesidade infantil, nota na escola, tratamento clínico, performance profissional, sedentarismo, ansiedade e Insônia, felicidade, entre várias outras…. Seu treino ou academia sempre irão permanecer na prioridade de corte de custos.
Pierre Barbosa é formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, criador do Instituto do Alívio e do Mapeamento da Qualidade de Vida (MQV). Especialista em materializar serviços para as 95% das pessoas que não gostam e nem praticam atividade física
Gostou? Compartilhe: