Por Edina Camargo, colunista Fitness Brasil
É verdade que mulheres que convivem juntas, menstruam juntas e, devido a isto, podemos periodizar o treinamento em grupo, de acordo com o ciclo menstrual?
A sincronização menstrual descreve uma crença popular de que as mulheres que vivem juntas ou passam muito tempo juntas começam a menstruar no mesmo dia de cada mês. A sincronização de período ou sincronia menstrual, conhecida como McClintock, baseia-se na teoria de que quando você entra em contato com outra pessoa que menstrua, seus feromônios influenciam uns aos outros para que, eventualmente, seus ciclos se alinhem.
Marta McClintock conduziu um estudo com 135 universitárias que moravam juntas em um dormitório, com o objetivo de verificar se seus ciclos menstruais se alinhavam1. É importante mencionar que o estudo não testou outros fatores do ciclo (ex: ovulação), rastreou somente o dia que a menstruação começou, depois disso a sincronia menstrual foi conhecida como “efeito McClintock1.
Em 2006, um estudo publicado por Yang e Schank afirmou que “as mulheres não sincronizam seus ciclos menstruais”. Este estudo coletou dados de 186 mulheres que viviam em grupos em um dormitório na China, e concluiu que: Qualquer sincronização menstrual que parecesse ocorrer, estava dentro do domínio da coincidência matemática2.
De lá pra cá, outros estudos foram publicados, informando que a sincronia menstrual não ocorre3. O mecanismo de sincronização de feromônios foi o único mecanismo plausível que foi proposto. Devido a isto Schank revisou, em 2006, em um outro estudo4, cerca de oito estudos que informavam que a sincronização realmente acontecia. A previsão era de que os artigos que informavam que realmente isto acontecia, poderiam possuir sérios problemas metodológicos. Como previsto, sérios problemas foram encontrados nos estudos que informavam acontecer a sincronia menstrual, colocando em dúvida a existência de feromônios que modulam a duração do ciclo menstrual4.
Com o surgimento de aplicativos que armazenam registros digitais dos ciclos das mulheres, hoje temos muito mais dados disponíveis para entender a sincronização. O APP Clue, tem trabalhado em novas pesquisas sobre o tema e em breve, pretendo trazê-las aqui para você.
Mas por que a sincronia menstrual é difícil de provar?
A verdade é que talvez nunca consigamos definir o quão real é o fenômeno da sincronia menstrual, por alguns motivos:
1- A sincronização do período é controversa porque não sabemos ao certo se os feromônios sobre os quais a teoria se baseia podem influenciar quando seu período começa.
2- Os feromônios são sinais químicos que enviamos para os outros humanos ao nosso redor. Eles significam atração, fertilidade e excitação sexual, entre outras coisas. Não sabemos se feromônios de uma mulher podem sinalizar para outra que a menstruação deve ocorrer.
3- A duração dos ciclos menstruais das mulheres também colabora, algumas possuem ciclos curtos, outras ciclos longo.
Devido a dificuldade de provar ou refutar, a sincronia menstrual merece mais atenção e pesquisa. E agora eu pergunto: é possível periodizar o treino de mulheres, que treinam em grupo, de acordo com o ciclo menstrual?
Referências
- https://www.nature.com/articles/229244a0
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26181612/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26181611/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26181613/
Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, com linha de pesquisa em Atividade Física e Saúde. E-mail edinacamargo@gmail.com Instagram @camargoedina
Gostou? Compartilhe: