Por Flávia Brunoro, colunista Fitness Brasil
Um dos maiores desafios das empresas é lidar com a comunicação. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista The Economist (Communication barriers in the modern workplace – “Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno”), problemas com a comunicação causam impacto negativo para a produtividade e para a saúde de colaboradores.
Considero como um dos problemas cruciais da comunicação a forma com que as pessoas expressam suas opiniões (juízos).
Quantas vezes já não se sentiu ferido pelo juízo de um chefe ou de um colega? Quantas vezes já não viu relações de trabalho e carreira sendo destruídas por opiniões inflexíveis e venenosas?
A comunicação pode destruir a autoestima de uma pessoa, impedir o trabalho em equipe, e, em uma visão mais ampla, prejudicar, enormemente, a efetividade de uma organização.
Como os líderes falam com suas equipes?
Em minha vivência, já presenciei inúmeros problemas de comunicação, mas uma situação que detona muitos desentendimentos é quando as pessoas avaliam umas às outras. Por exemplo, em uma determinada situação no trabalho, o chefe faz um comentário: “João, você é muito arrogante”. Uma afirmação como esta consiste em dizer que a arrogância é uma característica de João. Como se fosse algo que tivesse “dentro dele”. No entanto, “ser arrogante” é apenas a opinião de uma pessoa, a partir de sua visão de mundo e experiência de vida. Outra pessoa pode achar João empático (não arrogante). Portanto, esta forma de falar com o outro ou sobre alguém impede a mudança e congela a ação.
Que tal considerar que João é uma pessoa que tem se comportado de uma forma que não satisfaz os padrões de desempenho que se espera na empresa, e que tem uma postura que você, como chefe, considera arrogante?
Esta forma de pensar e falar abre espaço para a mudança, para a conversa e para o crescimento.
Nas avaliações de desempenho e feedbacks, para evitar os julgamentos nocivos e os riscos de insatisfação, desmotivação, injustiça e paralisia, concentre-se em apresentar fatos e evidências e estimule o aprendizado. Elas são uma excelente oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional. Um momento em que diferentes pessoas apresentam suas opiniões, visões de mundo e sentimentos, e podem integrar suas experiências, criando novas perspectivas, ampliando possibilidades de ação.
Os juízos e opiniões tem consequências – eles abrem ou fecham possibilidades. Eles que determinam quem vamos promover, quem será demitido, quem será o novo sócio e quem será excluído do grupo.
Considero que a chave de uma boa comunicação é o reconhecimento de que ela é uma ponte entre duas visões de mundo. Ela ajuda a entender como cada um interpreta a realidade. Afinal, como diz Leonardo Boff, “todo ponto de vista é apenas a vista de um ponto”.
Portanto, não se trata de apresentar opiniões verdadeiras ou falsas, mas de opiniões efetivas ou destrutivas.
Comece por você! Fique atento a como expressa suas opiniões e como avalia as pessoas a sua volta!
A maneira de falar e pensar são duas faces da mesma moeda, por isto, uma forma de melhorar a efetividade de sua empresa é usar a linguagem como ferramenta poderosa de diagnóstico e melhoria do clima e dos resultados.
A comunicação que permeia uma empresa diz muito sobre seus valores, sobre sua produtividade e, principalmente, sobre seu futuro.
Neste sentido, podemos vê-la como um problema ou como a solução para novos diálogos, novos caminhos e uma nova forma de aprender e se relacionar, de forma positiva, consigo mesmo e com o outro.
Flávia Brunoro é psicóloga e Administradora de Empresas. Diretora de Pessoas e Operações da Rede Competition. Especialista e apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas
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