Criado no ano passado, e localizado na cidade de Marília (SP), o projeto busca, conecta e testa boas ideias e experimentos para desenvolver soluções criativas para impulsionar o mercado de saúde e bem-estar
Yara Achôa, Fitness Brasil
18/11/2022
O mundo está cada vez mais dinâmico e pede inovação, criatividade, agilidade, novos produtos e serviços, visando um futuro melhor e mais saudável para todos. Pensando nisso e empenhada sempre em investir no que há de melhor no mercado para seus consumidores e parceiros, a Movement criou, em 2021, o MoveLabs – um laboratório de inovação. “Tudo em nossa vida muda, se transforma, é reinventado. E esse olhar para frente, para novidades e tendências, para o que está acontecendo no mundo todo, é parte da nossa rotina. Foi o que nos impulsionou a criar o Movelabs, um laboratório de inovação com o objetivo de reforçar o propósito da marca de criar muito mais e relacionar tecnologia e bem-estar”, explica o gestor Victor Xavier.
Com times de software, hardware e negócios, o foco é grande em tecnologia. “Mas tem de servir a alguma coisa, tem que ter valor. Assim, uma das nossas premissas é não dar muitos passos sem envolver o consumidor final. Tivemos muita aproximação B2B, porém sentimos falta do consumidor. Queremos soluções alinhadas com quem treina”, diz Victor.
Existem duas grandes frentes dentro do Movelabs: pesquisa e desenvolvimento e metodologias de inovação.
Pesquisa e desenvolvimento é uma área essencialmente técnica. Através de dados de pesquisa, usando dispositivos e softwares com os recursos mais recentes da indústria 4.0 – como Inteligência Artificial, Big Data e Iot –, cria e integra tecnologias que medem, por exemplo, como o corpo se movimenta durante os exercícios.
Já o time de metodologias de inovação é responsável por gerar e selecionar novas ideias. Aplicando metodologias ágeis, aceleram a implementação de novos features, produtos, serviços, processos e até startups.
Ambos estão sempre criando novas ideias, que passam pela etapa de seleção. “Se aprovados, os projetos vão para a execução, onde são testados e melhorados, podendo virar um produto ou uma startup. E nenhuma ideia é desperdiçada: se alguma delas for reprovada, passa pela incubadora e poderá voltar para a etapa inicial de aperfeiçoamento”, conta o gestor.
Para garantir o acesso a mais ideias e o contato com diversas fontes de informação, o Movelabs está estrategicamente localizado dentro de um ecossistema de inovação criado pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), cerca de 20 quilômetros da fábrica da Movement, em Pompeia (SP).
Já pensou em fazer parte de um projeto como esse? Amparado em uma cultura altamente colaborativa, o Labs está aberto para ouvir todos os personagens da cena de saúde e bem-estar. Para integrar a comunidade e participar de testes e pesquisas que nortearão as inovações da marca fitness, basta se inscrever no plano de tester pelo site www.movelabs.com.br.
“A Movement sempre foi reconhecida por sua inovação e criatividade e influenciou o mercado. Não nos acomodamos. Nos questionamos como sobreviver sem vender equipamentos… O MoveLabs permite justamente navegar em outras áreas. É uma ação pioneira. Começamos timidamente, mas estamos avançando e buscando maior reverberação. Queremos impactar o mercado não só no ambiente de academia”, finaliza Victor Xavier.
Gostou? Compartilhe: