Pri Leite Yoga, precursora do Yoga online no Brasil, dá dicas de posturas para começar o ano novo energizado
Yara Achôa, Fitness Brasil
30/12/2022
Chegou a época do ano em que é natural relaxar e aproveitar os bons momentos das festas. É hora também de deixar o estresse de lado e se preparar para uma nova e promissora temporada de vida. E uma boa forma de recarregar as energias e ficar pronto para encarar 2023 é praticar yoga. “Além dos benefícios físicos, o yoga também proporciona clareza mental. Os aspectos calmantes e centralizadores da prática são essenciais para uma desintoxicação total da mente e do corpo, ajudando a liberar a toxicidade física, mental e emocional”, diz Priscilla Leite, certificada pela Yoga Alliance International, nos Estados Unidos e na Índia, e fundadora da Yoga Co.
Para começar, reserve um tempo do seu dia, um local calmo e deixe de fora todas as preocupações. “As posturas que selecionei estimulam o sistema circulatório, digestivo e linfático, ajudando a limpar o corpo de resíduos e toxinas”, explica. Confira!
Postura do Cachorro Olhando para Baixo
Auxilia o sistema nervoso, a circulação sanguínea, estimula a imunidade, além de ajudar a fortalecer braços e ombros.
Como fazer: em pé, incline-se para frente, eleve os glúteos para cima e para trás até encostar a palma da mão no chão – a perna pode ficar reta ou flexionada (dependendo da sua flexibilidade; o importante é nunca ultrapassar o limite do seu corpo). Em seguida, comece a colocar mais peso em sua mão esquerda e nas pernas para tornar a mão direita leve.
Coloque a mão direita na parte externa da coxa esquerda. Vá deslizando a mão pela perna enquanto gira o peito em direção ao céu. Talvez a sua mão alcance a panturrilha ou até mesmo o tornozelo. Evite fazer se estiver grávida ou se alguma lesão nas costas.
Postura do Lagarto
Ótima maneira de alongar os músculos flexores do quadril, que se tornam ativos em atividades cotidianas como caminhar, ficar em pé, correr, andar de bicicleta e sentar. Os benefícios mentais dessa postura incluem acalmar a mente e aliviar o estresse.
Como fazer: a partir da postura do cachorro olhando para baixo, traga a perna direita para o lado de fora da mão direita. Em seguida, estique a perna esquerda para trás, apoiando os dedos dos pés no chão. Caso seja desafiador esticar a perna esquerda, deixe-a dobrada. Permaneça assim por alguns instantes, inspirando e exalando lentamente. Repita a postura, agora com a perna esquerda.
Postura da Deusa
Além de fortalecer pernas, quadris e assoalho pélvico, é uma postura energizante que revitaliza, beneficiando o bom funcionamento dos rins e órgãos sexuais.
Como fazer: em pé, dê um passo à direita com o pé direito e vire os dedos dos pés para fora, faça o mesmo com o pé esquerdo. Quando estiver com os pés afastados, pelo menos na largura da pelve, abaixe os quadris e flexione os joelhos até que estejam diretamente acima dos tornozelos. Alongue o seu cóccix para baixo. Mantenha os ombros distantes das orelhas e respire profundamente pelo menos duas ou três vezes nessa posição.
Relaxamento (Savasana)
Leva a um grande relaxamento para o corpo, reduzindo a tensão, com efeito excelente contra a fadiga física e mental, acalmando as ondas cerebrais e estimulando a endorfina, serotonina e melatonina, hormônios que atuam no bem-estar.
Como fazer: deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão, comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção à terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração se preferir e preste atenção na sua respiração.
“A prática é um convite para mergulhar fundo dentro de si, focar em ser e em viver por completo, inteiro, conquistando uma vida mais consciente. Afinal, essa arte milenar conta com um arsenal de técnicas e conhecimentos para elevar o nosso estado de ser. Aproveite e tenha um excelente 2023”, finaliza Pri Leite.
Gostou? Compartilhe: