O American College of Sports Medicine (ACSM) apresenta os resultados de sua pesquisa anual “Worldwide Survey of Fitness Trends”. Tecnologia Wearable está no topo
Yara Achôa, Fitness Brasil
2/1/2023
O American College of Sports Medicine (ACSM) divulgou recentemente os resultados da pesquisa “Worldwide Survey of Fitness Trends for 2023″ em seu Health & Fitness Journal. Em sua 17ª edição consecutiva, o trabalho internacional apontou que a tecnologia continua a impactar a indústria de fitness – por isso não surpreendeu o fato de que os mais de 4.500 profissionais de saúde e fitness que participaram da pesquisa tenham identificado os wearables (tecnologias vestíveis) como a tendência número 1 para 2023. Há, no entanto, várias tendências emergentes que influenciarão a indústria nesse novo ano.
“Não só esses dispositivos estão se tornando mais acessíveis, mas os dados vestíveis estão sendo cada vez mais usados na tomada de decisões clínicas, de modo que continuam a manter seu apelo”, disse o ex-presidente da ACSM, Walter R. Thompson, Ph.D., principal autor da pesquisa.
Achados interessantes
Em 2020, o treinamento on-line ficou em 26º lugar. Em 2021, foi a tendência número 1. Em 2022, caiu para o número 9 e, nos resultados de 2023, caiu para a posição 21. Ver essa tendência cair tão significativamente se deve ao fato de que as pessoas estão retornando à academia e, em muitos casos, abandonando suas academias em casa.
As instalações de fitness também parecem estar retornando ao básico em um mundo pós-pandemia: o Treinamento de Força com Pesos Livres foi o 2º colocado, o Treinamento com Peso Corporal ficou em 3º lugar e o Treinamento de Core e Treinamento em Circuito ficaram em 11º e 12º lugar, respectivamente.
Outras tendências permaneceram relativamente estáveis, independentemente das mudanças trazidas pela COVID-19: o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT), por exemplo, foi a tendência número 1 em 2014 e 2018, e assumiu o 7º lugar em 2022 e 2023.
A “Worldwide Survey of Fitness Trends” ajuda o setor global de saúde e fitness a tomar decisões críticas de programação e negócios que, em última análise, afetam os consumidores. Confira o ranking 2023:
1. Tecnologia Wearable (tecnologia vestível). Pense em relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS, incluindo tecnologia que pode monitorar o coração, calorias, tempo sentado, sono e muito mais.
2. Treinamento de Força com Pesos Livres. Esta atividade incorpora o uso de barras, halteres e / ou kettlebells.
3. Treinamento com Pesos Corporais. Técnica que se concentra no peso corporal como a principal resistência. O treinamento com pesos corporais usa o mínimo de equipamento e espaço, tornando-se uma maneira barata e funcional de se exercitar.
4. Programas de Fitness para Idosos. Programação focada no envelhecimento da população e suas necessidades únicas.
5. Treinamento Físico Funcional. Treinamento para melhorar o equilíbrio, coordenação, força funcional e resistência para melhorar as atividades da vida diária.
6. Atividades ao ar livre. Caminhadas em grupo, passeios de bicicleta ou treinos liderados por profissionais de saúde e fitness. As atividades podem ser eventos curtos, eventos de um dia inteiro ou excursões planejadas de vários dias.
7. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT). Esses programas geralmente envolvem repetidas sessões de exercícios de alta intensidade combinados com períodos de descanso.
8. Exercício para perda de peso. Essa tendência incorpora programas de perda de peso, como aulas de dieta e nutrição, com uma rotina de exercícios.
9. Profissionais de Fitness Certificados. Contratação de profissionais de saúde e fitness certificados que tenham concluído programas educacionais e certificações de saúde / fitness totalmente credenciadas.
10. Treinamento Pessoal. Plano que inclui definição de metas, avaliação de condicionamento físico e programação de exercícios com um treinador em ambientes individuais.
Ainda aparecem na lista, na sequência: treinamento básico; treinamento em circuito; treinamento em casa; treinamento em grupo; exercício como “remédio”; medicina do estilo de vida; ioga; licenciamento para profissionais de fitness; coaching de saúde e bem-estar; e aplicativos de exercícios.
Um dos resultados que chama atenção é o treinamento em casa, que ocupa o 13º lugar e revela uma movimentação interessante. Para muita gente a pandemia já acabou – e isso acabou empurrando o treinamento em casa para baixo (antes ele aparecia mais no topo da lista). Desta forma entendemos que as academias estão cada vez mais fortalecidas, levando a um grande movimento de retomada do nosso mercado.
5 principais tendências globais para o Brasil
Pelo 4º ano consecutivo, Paulo Costa Amaral, Ph.D., MBA, M.Sc., liderou a pesquisa de tendências no Brasil. Os top five Brasil são personal training; exercícios para perda de peso, programas de exercícios para idosos, treinamento funcional e treinamento com peso corporal.
Alguns destaques interessantes do recorte Brasil incluem:
* Os serviços de personal training continuam a ser uma das principais atividades dos profissionais de fitness e bem-estar, constituindo a maior fonte de rendimento face a outros serviços de fitness prestados. Cabe aos profissionais aprimorar os serviços com metodologias de treinamento (incluindo medições de resultados em todas as capacidades físicas), criar estratégias de negócios (pensar como uma empresa, com um plano de negócios) e se conectar nas redes sociais por meio do marketing digital e vendas.
* Os idosos foram muito afetados pela pandemia, tanto física quanto socialmente. Os programas de condicionamento físico para adultos mais velhos continuam sendo uma tendência popular para 2023 e apontam para uma estratégia promissora para profissionais de saúde e condicionamento físico com a capacidade de criar programas voltados para atividade física e socialização.
* Há também uma demanda por atividades físicas que podem ser realizadas com peso corporal ou acessórios em qualquer ambiente. Nesse sentido, recomenda-se que todos os profissionais do setor considerem a criação de estratégias para desenvolver programas de treinamento para atender pessoas em academias, em casa, no escritório, presencial ou online.
A lista completa das 20 principais tendências está disponível em “Worldwide Survey of Fitness Trends for 2023″. Você também pode acessar as principais conclusões dos rankings globais da Austrália, Brasil, Europa, México, Portugal, Espanha e EUA em “2023 Fitness Trends from around the Globe”. Detalhes e recursos adicionais também estão disponíveis no ACSM.org.
Muito obrigado pela citação.
Algumas tendências específicas que chamaram a minha atenção foram:
O crescimento do treinamento com pesos corporais: O treinamento com pesos corporais é uma forma eficaz e acessível de se exercitar. É uma boa opção para pessoas que não têm acesso a equipamentos de academia ou que preferem se exercitar em casa.
O aumento da popularidade dos programas de fitness para idosos: A população idosa está crescendo rapidamente. Os programas de fitness para idosos são importantes para ajudar os idosos a manterem sua saúde e independência.
O foco na saúde mental: A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. As tendências apresentadas, como o treinamento funcional e o treinamento com peso corporal, podem ajudar a melhorar a saúde mental, além da saúde física.
No geral, acho que as tendências apresentadas são positivas e podem contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar das pessoas.
Sou amante do bom execício. Seja com equipamentos ou utilizando nosso próprio peso alinhado algumas técnicas.
Porém não abro mão dos “FERROS E MÁQUINAS”!!!