Por Flávia Brunoro, colunista Fitness Brasil
O tema produtividade é muito amplo e pode ser abordado de vários ângulos e contextos. Os desafios para as empresas continuam aumentando, vindos da tecnologia, da proliferação de informações, da complexidade de gestão, da elevação dos padrões de desempenho, da incerteza quanto ao futuro, o que torna a gestão do tempo e da atenção, habilidades fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
A produtividade está intimamente ligada à forma como as pessoas gerenciam a atenção, as emoções e a criatividade. As empresas buscam criar uma cultura de maior produtividade, mas se esquecem que a cultura é feita de pessoas. E, segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.
Portanto, quando falamos de produtividade precisamos considerar um contexto bem maior, abrangendo cultura, bem-estar e satisfação no trabalho. A ciência cognitiva e a neurociência vêm contribuindo muito com este tema (produtividade), trazendo técnicas eficazes e mostrando insights importantes. Uma vida desorganizada e um raciocínio lento é reflexo de uma mente em crise. A mente foi criada para ter ideias; não foi programada para se lembrar de muitas coisas.
O livro “A Mente Organizada” mostra que quando uma pessoa usa a memória como seu sistema de organização, a mente fica sobrecarregada e incompetente. Para Daniel Levitin, o autor do livro, precisamos desenvolver sistemas diários que minimizem a pressão em nossas mentes. E a disciplina é o que ajuda a manter a mente organizada.
Segundo David Allen, que brilhantemente escreveu “A Arte de Fazer Acontecer – o método GTD (Getting Things Done)”, diz que precisamos esvaziar a cabeça, anotando as coisas que precisam ser feitas. Para ele, “normalmente há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade de coisas que há na sua mente e a quantidade de coisas que está sendo realizada”.
Uma de suas brilhantes técnicas é a “Regra dos Dois Minutos”, cuja lógica é a seguinte: “como você leva mais do que dois minutos para armazenar e depois recuperar um item, é mais eficiente lidar com ele assim que chega à suas mãos”. Portanto, se é algo que leva dois minutos para fazer, faça-o imediatamente. Esta regra acaba sendo um grande atalho, gerando um aumento relevante na produtividade.
Estas e outras rotinas facilitam muito a gestão do dia a dia, e o aumento do bem-estar.
Antes de exigir produtividade máxima do colaborador, principalmente daquele que está vivendo momento de estresse e incapaz de lidar com seus deveres, é fundamental ajudá-lo a dar pequenos passos e orientar ajustes em sua rotina para que ele possa recuperar o controle e melhorar sua organização (física e mental).
Aumentar o padrão de produtividade é um objetivo de qualquer empresa, mas quando penso no segmento de Saúde e Fitness, o resultado tem um impacto direto na retenção do cliente, considerando que o profissional de Educação Física, sendo bem orientado (rotina e expectativas claras), com seu local de trabalho organizado, satisfeito com o ambiente e cultura organizacional, feliz com o trabalho que realiza e com uma mente organizada, estará com a sua atenção totalmente voltada para o Cliente e suas necessidades. Um verdadeiro círculo virtuoso!
“A realidade está onde coloca a sua atenção.”
William James
Flávia Brunoro é psicóloga e Administradora de Empresas. Diretora de Pessoas e Operações da Rede Competition. Especialista e apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas
Excelente organização de conteúdo, dados atuais com várias ações que certamente transbordarão nas vidas dos leitores. Parabéns Flávia! Gratidão por contribuir com o seu melhor todos os dias!
Você sempre contribuindo para a minha organização, bem-estar e satisfação no trabalho! Obrigada pelo conteúdo!