Mesclando palestrantes internacionais com importantes nomes do cenário nacional do segmento aquático e profissionais de áreas da saúde, o evento acontece em abril, em São Paulo
Yara Achôa, Fitness Brasil
17/2/2023
Fruto de um sonho alimentado por muitos anos, o Congresso Brasileiro de Natação Infantil ganhou forma em 2008, na edição histórica realizada no Campus Vergueiro da Universidade Paulista com a presença de cerca de 500 profissionais de várias partes do Brasil. De lá para cá, com seu formato pioneiro e características únicas, vem contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, refletindo no mercado de natação infantil. Tudo com o objetivo de alcançar um patamar de excelência e ampliar o respeito e valorização dessa atividade, tão necessária para o desenvolvimento global e a segurança das crianças.
Para a 13ª edição do CBNI – que acontece de 31 de março a 2 de abril no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com patrocínio da Pacto –, o fio condutor dos temas será a família. Serão discutidos aspectos que envolvem e interferem nas aulas de natação e o ponto alto promete ser o Momento Reflexão, espaço criado para discutir sobre o papel do professor de natação infantil na sua relação com as famílias dos alunos e como isso influencia o trabalho.
Um dos idealizadores, Rafaele Madormo – diretor executivo do Instituto de Natação Infantil (INATI), graduado em Comunicação Social e Marketing com pós-graduação e MBA nessas áreas, e consultor em planejamento estratégico para escolas de natação –, conta o que está sendo preparado para 2023. Para começar, serão dois eventos: o Congresso Brasileiro de Natação infantil e o Swim Schools Strategic Summit (S4). “Mesmo com enfoques diferentes, eles partiram da mesma premissa para sua estruturação: atender as necessidades e desejos do público-alvo; professores de natação e gestores aquáticos. Há sempre muito trabalho de campo para pesquisar e definir quais temas são os mais sensíveis e que terão maior receptividade naquele período. A partir da detecção dos temas são escolhidos os profissionais que poderão entregar o melhor conteúdo em cada assunto.”
O Congresso Brasileiro de Natação infantil, direcionado para os professores de natação infantil, será baseado no tema Natação e Família, uma interação essencial para o bom andamento das aulas e que tem sido cada vez mais desafiadora para os profissionais das escolas de natação e academias com atividades aquáticas.
Com o S4 – Swim Schools Strategic Summit –, direcionado para os gestores, o foco está no pensamento estratégico, algo que não é usual no segmento. “Para essa primeira edição o tema é Conteúdo e Contexto, que caracteriza nossa busca por oferecer ao gestor um conjunto de palestras que o ajudem a estruturar seu pensamento por diferentes aspectos do negócio que, normalmente, ele não se atenta. Especialmente agora, no mundo em transformação acelerada, e que a sobrevivência passa por estruturar a operação de maneira ágil e com centralidade no cliente”, explica Madormo.
Destaques da programação
No CBNI, o formato oferece possibilidades diferentes de participação. Serão três cursos de quatro horas; dois minicursos de duas horas e o ciclo de palestras com 11 horas de palestras. Os temas variam e ajudam na especialização dos professores de natação infantil, de bebês até os 12 anos. Também estão programadas palestras e cursos para crianças atípicas. “A maioria dos temas de cursos e palestras são inéditos e vão de epigenética, foco das crianças nas aulas, pesquisas em comportamento motor a técnica dos nados. Durante o ciclo de palestras haverá o Momento Reflexão, com especialistas em parentalidade do Brasil e Portugal”, informa Madormo.
Já no S4, as palestras vão abordar um amplo espectro de temas com a visão estratégica, além da operacional. Entre os temas que serão discutidos estão:
– Como as novas formações familiares impactam na estruturação dos vestiários?
– A realidade aumentada e a realidade virtual podem impactar na comunicação da escola de natação?
– Já pensou na sucessão do seu negócio ou numa possível venda e como realizar isso do ponto de vista jurídico?
– Como aprender planejamento com startups?
– Saúde mental e saúde emocional.
Grandes expectativas
Ao lado de Sandra Rossi Madormo – diretora técnica e de conteúdo do INATI – na organização, Rafaele diz que o CBNI desde a sua primeira edição se estabeleceu como referência no segmento de natação infantil, influenciando eventos no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos maiores e mais importantes eventos do mundo, por uma entidade como a ISSA – International Swim Schools Association.
E o S4, em sua primeira edição, já tem correspondido às expectativas, com mais da metade de sua oferta vendida, devido à grande necessidade por parte dos gestores aquáticos por um evento exclusivamente pensado para eles.
“Estamos muito animados. Esperamos que por mais um ano seguido, as instalações do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, sejam, por três dias, o território onde a elite da natação infantil do Brasil estará reunida”, finaliza Rafaele Madormo.
Para mais informações e inscrições acesse Congresso Brasileiro de Natação Infantil
Eu quero fazer amo essa área