Empreendedor é aquele que inicia algo novo, que realiza, que sai da esfera do sonho, do desejo, e parte para a ação. Na área fitness, há muito espaço para crescer e aparecer. O especialista Rafael Chagas de Miranda dá dicas de como se fortalecer e ser bem-sucedido na missão
Yara Achôa, Fitness Brasil
20/3/2023
Empreender é assumir riscos e aceitar desafios. Mas nem todos os profissionais têm esses skills. “O profissional da Educação Física precisa de uma preparação para assumir riscos e aceitar desafios. Se depender apenas da faculdade, porém, esse profissional não sairá preparado para empreender. Agora, se ele começa a estudar e se preparar com quem tem metodologia relacionado ao assunto, é possível alavancar a carreira”, diz Rafael Chagas de Miranda , gestor de carreira de personal trainers e CEO da Personal Global.
Confira a seguir a entrevista com o especialista, que estará na IHRSA Fitness Brasil 2023 à frente de um programa de gestão e negócios direcionado ao personal trainer.
O que o profissional de Educação Física precisa saber sobre empreender?
O que falta para o Professor de Educação Física é entender que a operação – que é a prescrição do exercício, a operação no dia a dia – é um dos setores da sua empresa. Ele também precisa adquirir habilidades no setor tático e no setor estratégico. Precisa entender que, além de saber sobre prescrição, a entrega do serviço em si, é necessário refletir sobre estratégias de crescimento, planos de ação. Precisa saber qual rumo seguir, qual o modelo de negócio que deve ser desenvolvido. A Educação Física está em um mercado que movimenta bilhões, é o terceiro mercado mais lucrativo da história. Então, como é que o dono deste mercado, que seria o professor de Educação Física, ganha pouco em geral? Porque ele não entende sobre business. Ele está na operação, prescrevendo treino, mas não para um certo tempo para analisar o estratégico, que direção a empresa vai tomar. Ele não traça planos de ação no setor tático. Ele não se considera, não se enxerga, não se comporta como uma empresa.
3 dicas essenciais para dar os primeiros passos rumo a um negócio próprio
– O primeiro passo e o mais essencial é entender que o modelo de negócio atual no professor de Educação Física não é um modelo sustentável a longo prazo, escalável e nada lucrativo. O personal trainer não se enxerga como uma empresa. E isso faz com que venda sua hora. Ele trabalha para uma academia ou tem um modelo de atendimento de personal individual, com 8 a 10 horas produtivas. Assim, não consegue escalar esse modelo. Até porque isso tem um limite. O professor chega aos 40 anos, 50 anos, ele carrega anilhas pesadíssimas dentro de uma sala de musculação… É como se fosse um jogador de futebol. Ele tem uma vida útil, em termos da disposição, para estar bem no atendimento de todas as pessoas. Ele precisa entender que o modelo tradicional é um modelo de jogador de futebol – sem lucrar como os jogadores lucram. É preciso primeiro fazer ajustes no modelo de negócio, para que seja possível escalar a hora trabalhada.
– A segunda dica é se preparar mentalmente, porque empreender é assumir riscos e aceitar desafios. Empreender não é para quem quer uma vida previsível desde o início. A gente conquista previsibilidade com o tempo, com uma gestão otimizada. É preciso passar por uma curva de aprendizagem. Mas um empreendedor, antes de tudo, tem uma gestão emocional aprimorada. E o professor de Educação Física, na média, tem dificuldade dessa blindagem emocional. Isso precisa ser trabalhado também, porque no dia a dia ele terá algumas oscilações, que são normais em um negócio que se inicia.
– O terceiro passo diz respeito ao ambiente. É preciso andar com profissionais que já conquistaram um modelo de negócio lucrativo. É bom frequentar um ambiente empreendedor, estar rodeado de profissionais que saíram do zero, enfrentaram os desafios de mudança na forma de pensar. E não um ambiente empreendedor qualquer, mas um ambiente empreendedor específico da Educação Física. Esse é o ponto! Porque quando se sentir desanimado no meio do processo – e isso vai acontecer, é normal da vida de um empreendedor iniciante –, ele vai perceber que aquelas pessoas venceram esses sentimentos. Então ele precisa de redes de apoio, de um ambiente como fonte de mentoria. Ele precisa de um mapa, de um guia, para se orientar durante a jornada do empreendedorismo.
Onde encontrar mais dicas suas sobre empreendedorismo na Educação Física?
Sobre empreendedorismo, especificamente para o personal trainer, indico meu perfil @personalglobal_ no Instagram, o canal Personal Global no Youtube e o podcast GlobalCast nas principais plataformas de áudio.
Tem também livros, que são bons pontos de partida para o empreendedor da Educação Física. Entre eles estão “Agenda Cheia o Ano Inteiro – Manual Prático do Personal Trainer”; “Instagram Lucrativo” e “Consultoria Online: a Nova Mina de Ouro do Personal Trainer?”
E em agosto estarei na IHRSA Fitness Brasil, compartilhando muito conteúdo sobre gestão e negócios, com uma aula especial para Personal Trainers.
Gostou? Compartilhe: