Por Tufic Derzi, colunista Fitness Brasil
A definição de marketing (tradicional) que mais gosto foi proferida pelo professor Marco Bechara em uma conversa informal: “MKTG é uma guerra de percepção (valor) que se trava na mente das pessoas (consumidores)”.
Já no MKTG Esportivo, utilizo a do professor Ernani Contursi: “consiste nas atividades que visam satisfazer as expectativas e às necessidades do consumidor do esporte”. Francisco Paulo de M. Neto define como “MKTG voltado para a oferta de experiências”.
O professor Ernani Contursi ainda apresenta duas diferenças preponderantes:
- “Faz do consumidor não apenas um objetivo a ser buscado; dá-lhe também a chance de participar ativamente do mercado”. Um exemplo é a “ola” nos estádios, no qual os participantes se levantam e a marca dos patrocinadores do seu time, fica visível.
- “Apresenta-se ao consumidor de forma muito rápida e direta, possibilitando ótimas respostas em níveis de imagem e de vendas”. Quando o tenista “Guga” ganhou Roland Garros, todas as raquetes que estavam no Barra Shopping, foram vendidas em uma semana.
O MIX do MKTG Esportivo é composto por: Produto, Ponto, Preço, Promoção e Paixão.
Tufic Derzi é formado em Educação Física, especialista em Administração e Marketing, em Psicopedagogia e em Anatomia Humana, tem mestrado em Psicopedagogia e é professor universitário de graduação e especialização em diversas instituições superiores do país
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