Os dias quentes e ensolarados convidam à prática de exercícios outdoor. Mas são necessários cuidados com proteção e hidratação. Veja o que fazer
Yara Achôa, Fitness Brasil
12/1/2022
O verão chegou há algumas semanas. Mesmo que em algumas regiões a chuva ainda teime em aparecer, o calor e sol estão por aí animando para uns bons treinos outdoor. Mas é preciso redobrar os cuidados na hora de praticar atividades ao ar livre.
O preparador físico Marcos Paulo Reis, diretor da MPR Assessoria Esportiva, de São Paulo, chama atenção para alguns cuidados e dá dicas simples para treinar na estação mais quente do ano, sem comprometer a saúde e a performance.
1. Fique atento ao horário. Exercite-se nos momentos mais amenos do dia: nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
2. Nunca saia para correr ao meio-dia – nem com toda proteção do mundo. Você só iria se desgastar – e a ideia é que o exercício lhe proporcione bem-estar.
3. Procure se exercitar em parques ou locais arborizados e com sombra.
4. Use roupas leves e claras e boné ou viseira.
5. Aplique protetor solar nas áreas expostas do corpo.
6. Prepare um esquema de hidratação para seu treino: se não tiver uma base de apoio para pegar um copo de água, providencie um cinto que você possa carregar uma garrafinha ou leve dinheiro para comprar uma bebida pelo caminho.
7. Beba água durante o dia todo e não só no período de treino.
8. Nos dias quentes, seu rendimento tende a cair. Diante do calor seu corpo suporta menos tempo de exercício e em menor intensidade. Fique atento a isso e não exija demais de você mesmo.
Fotos Lucas van Oort, Steven Lasry e Bluewater Sweden/ Unsplash
Leia também
Gostou? Compartilhe: