Por Tufic Derzi, colunista Fitness Brasil
Na edição passada vimos que o mix do MKTG Esportivo é composto por: Produto, Ponto, Preço, Promoção e Paixão. Agora vou explicar cada um desses pontos.
PRODUTO
É um bem (tangível) ou um serviço (intangível).
Elementos tangíveis: participantes do jogo, equipes, uniformes, artigos esportivos, etc.
Elementos intangíveis: Orgulho, vibração, satisfação, alegria, emoção etc.
PREÇO
O produto deve ser transferido por um valor justo e adequado. Em um evento esportivo deve ser mensurado o valor intangível, como sendo um espetáculo, patrocínio, apoio, programa sócio torcedor etc.
PONTO OU PRAÇA
O produto tem mais utilidade se posicionado junto ao seu mercado consumidor. É responsável direto pela beleza e emoção do espetáculo, o que explica a tendência de construção de arenas esportivas modernas e funcionais.
PROMOÇÃO
É o sistema de comunicação com o mercado. Deve-se dar ênfase no espetáculo para criar, contribuir e estreitar vínculos emocionais com os torcedores, além de enaltecer o desempenho dos protagonistas do evento. Vários itens compõem, tais como: propaganda, promoção institucional, promoção de vendas, promoção de produto, merchandising, assessoria de imprensa, relações públicas etc.
PAIXÃO
É intangível! Presenciar algo incomum que posteriormente se traduz na paixão de contar, de lembrar e rememorar. O esporte emociona a todos. Um goleiro elevado ao nível de Santo por uma defesa (Victor do Atlético Mineiro ao defender um penalti contra o Tijuana); viagens nacionais e internacionais por parte de torcedores, a compra em um lançamento de uma nova camisa mesmo já tendo uma quantidade imensa; tatuagens com símbolos do clube do coração etc.
Tufic Derzi é formado em Educação Física, especialista em Administração e Marketing, em Psicopedagogia e em Anatomia Humana, tem mestrado em Psicopedagogia e é professor universitário de graduação e especialização em diversas instituições superiores do país
Gostou? Compartilhe: