Por Fernando Tadeu, colunista Fitness Brasil
Se você é gestor de academia, já percebeu o quanto é difícil formar uma boa equipe de vendas. E se a equipe não tem as ferramentas e o direcionamento correto, aí que vai tudo por água abaixo.
Então dá uma olhadinha se você está cometendo algum desses erros:
1. Priorizar a venda de plano mensais em dinheiro/ PIX
O plano mensal vai quebrar a sua academia, mais cedo ou mais tarde. Quem nunca passou perrengues financeiros em dezembro e carnaval? A solução é priorizar as vendas de planos em recorrência ou planos longos, como o anual.
2. Ter uma equipe com perfil 100% de recepção
Uma equipe de recepção, como o nome já diz, recebe bem. Uma equipe comercial trabalha com a faca nos dentes para trazer mais e mais clientes. Procure ter na equipe uma combinação equilibrada entre esses dois perfis.
3. Não ter meta de vendas
Se não tem uma meta, qualquer coisa serve. É o famoso “deixa a vida me levar”. Trace um planejamento de crescimento para o ano todo e divida mês a mês, mostrando para a equipe quais são as ações que vão levar àquela meta.
4. Esperar o cliente aparecer “do nada” para comprar
Foi-se o tempo que a recepcionista ficava sentada atrás do balcão esperando o cliente chegar, espontaneamente, para se matricular. Estou certo de que você notou como as visitas presenciais caíram nos últimos anos, especialmente depois da pandemia. A solução é ter uma comunicação digital consistente e através das redes sociais e, também, pelo WhatsApp com ex-clientes e visitantes não convertidos.
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5. Abusar das promoções de preço
A não ser que a sua academia tenha o posicionamento de ser a mais barata da região, ter um excesso de promoção de preço só vai derrubar a sua credibilidade. Guarde as promoções de preço para dias específicos, como a Black Friday ou o Dia do Cliente.
Se você se identificou com algumas dessas situações, recomendo a não tentar arrumar tudo de uma vez. Coloque uma ordem de prioridade e vá resolvendo um a um.
Minha sugestão: comece tendo uma meta clara de vendas. A partir disso, tudo se encaixa de modo mais fácil.
Boas vendas!
Fernando Tadeu atua no mercado fitness desde 2002, sendo que, desde 2007, atua na área de gestão. Participou de projetos em academias nas cinco regiões do país e também na América Latina. Consultor associado na Ideal Gestão de Academias, com foco em desenvolvimento de estratégias comerciais, financeiras e de marketing. Instagram @_fernandotadeu/
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