O evento Rocky Mountain Games combina modalidades como corridas em trilha e uphill, mountain bike e parapente, entre outras. Serão três etapas, a primeira em abril, na Pedra Grande, Atibaia (SP)
Yara Achôa, Fitness Brasil
19/1/2022
Considerada uma verdadeira Olimpíada dos esportes de montanha, o Rocky Mountain Games retorna em 2022 triplamente desafiador, divertido e diversificado. Serão três etapas com modalidades que variam de mountain bike, corrida em trilha e uphill, passando por Hike & Fly (combina trekking para subir e parapente para voar do alto da montanha até o campo de pouso), Gravel (modalidade de ciclismo que mistura asfalto e terra), canicross (corrida com cachorro), entre outras. A primeira acontece nos dias 2 e 3 de abril, na Pedra Grande, Atibaia (SP).
O Rocky Mountain Games é o maior festival de esportes de montanha do país, aberto a participantes acima de 14 anos de todos os níveis, e está com inscrições abertas. É possível se inscrever por modalidade ou encarar um desafio para disputar o título de Rei e Rainha do Rocky Mountain Games, competindo em mais de uma prova, individualmente ou em trio. Para garantir presença na etapa de Pedra Grande, basta acessar o site oficial.
As etapas seguintes do festival também estão programadas para acontecer no interior paulista: em Campos do Jordão (17 e 18 de setembro); e Juquitiba (26 de novembro). Outra novidade da atual temporada é a parceria com o Desafio das Serras, circuito já consagrado de corrida de montanha, que neste ano assume a chancela e a direção das provas de trail run.
Conheça as modalidades
Trail Run
Com percursos de 6K, 12K, 21K e 42K em trilhas e estrada de terra, em uma parceria com uma das provas de trail run mais consagradas do Brasil. O Desafio das Serras será realizado dentro do Rocky Mountain Games.
Mountain Bike
Três distâncias (20K, 40K e 80K), em sua maioria em single tracks, pelos pedaços mais preservados do Monumento Natural da Pedra Grande, Campos de Jordão e Juquitiba.
Canicross
Modalidade que encantou a todos na primeira edição, em 2019, o Canicross terá percurso de 6K e será feito em trilhas e estradas de terra. Para corredores que amam dividir as emoções com seus amigos de quatro patas.
Gravel
Modalidade híbrida, que combina terrenos off-road e asfalto. As bikes de gravel vão explorar (e aproveitar) a enorme oferta de boas estradas de terra que as montanhas de Atibaia, Campos de Jordão e Juquitiba oferecem.
Corrida Uphill
Percurso de até 5K com grande desnível positivo, o que faz desta uma das provas mais duras do Rocky Mountain Games.
E-Mountain Bike
Duas distâncias (40K e 80K) para quem quer curtir a diversão de competir em uma mountain bike assistida por motor elétrico.
Mountain Bike Downhill
Percurso emocionante de descida em trilha íngreme e muito técnica, com diversos obstáculos, incluindo rampas, saltos e paredes.
Hike & Fly
Uma das principais tendências do montanhismo atual, esta modalidade combina trekking para subir e parapente para voar do alto da montanha até o campo de pouso. Ganha quem fizer os dois trajetos em menor tempo.
Rei e Rainha
Algumas provas do Rocky Mountain Games valem pontos para o ranking que vai coroar o Rei e a Rainha do evento. Você é mesmo um atleta de montanha completo? Então venha encarar este desafio, em equipes mistas ou individualmente. As modalidades que somam pontos para o Rei e Rainha são: Trail Run: 21K, Mountain Bike: 40K e Corrida Uphill.
Inspiração americana
Criado em 2019, o Rocky Mountain Games é inspirado em festivais norte-americanos e vai além da competição. Ao combinar atividades esportivas com uma programação múltipla, que envolve gastronomia, recreação infantil, cinema, entre outras, o evento cria uma atmosfera única para todas as pessoas, de crianças a adultos, amigos e familiares, convivendo em contato direto com a natureza.
Entre as atividades paralelas à programação competitiva, a arena do Rocky Mountain Games terá arremesso de machado, slackline, atividades outdoor para crianças, capitaneadas pelo Acampamento Go Outside, shows ao vivo e filmes ao ar livre com a temática esportes ao ar livre e natureza.
Toda a estrutura é montada para garantir conforto e segurança tanto aos praticantes das diversas modalidades como para os visitantes interessados em acompanhar a competição e participar dos eventos extras e se envolver no clima de celebração da vida ao ar livre e da cultura de montanha.
Fotos: Divulgação e Unsplash
Leia também
Gostou? Compartilhe: