O segmento de franquias traz boas perspectivas de negócios. O evento, que acontece de 26 de junho a 1º de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, vai reunir especialistas e muita informação para quem pensa em investir
Yara Achôa, Fitness Brasil
5/6/2023
O Brasil é o segundo país do mundo em número de centros de atividades físicas, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem mais de 40 mil centros, e à frente do México, terceiro, que tem quase 13 mil – segundo dados apresentados no recém-lançado Panorama Setorial Fitness Brasil 2023. São 31.849 centros de atividades físicas somando todos os países da América Latina (exceção Brasil). Ao todo, a América Latina possui 60.974 centros de atividades física. Só o Brasil, representa 48% deste montante. E podemos acompanhar o crescimento do mercado fitness pelo aumento de redes de franquias de 2019 até 2022. Dentre o período verificado as principais variações ocorreram de 2020 para 2021, crescendo em 31%, e 24% de 2021 para 2022. Em relação à quantidade de unidades de centros de atividades físicas de franquias, foi possível notar que também ocorreram aumentos, assim como as redes. O destaque fica para o ano de 2021 em relação ao de 2020, no qual, ocorreu um aumento de 96%.
O segmento de franquias traz boas perspectivas de negócios. Porém é importante a troca de experiência com especialistas e entender esse universo em detalhes, antes de apostar todas as fichas. Por isso, vale conhecer a programação da 8ª edição da ABF Franchising Week. Entre outras coisas, o evento vai trazer renomadas lideranças, especialistas e marcas do setor para discutir pautas como: para onde vai o franchising brasileiro, quais são seus desafios atuais e que iniciativas tiveram sucesso. Maior encontro de franquias na América Latina, o evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Franchising e reunirá 10 sessões de conteúdo – além da ABF Expo – em um só lugar e será realizado entre 26 de junho e 1º de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Serão mais de 120 palestrantes, que levarão mais de 100 horas de conteúdo, com expectativa de reunir mais de 4.000 pessoas presencial e virtualmente. Uma novidade deste ano é o novo formato da grade: os eventos de conteúdo (10 no total) irão ocorrer de segunda (26\06) a quarta (28\06), deixando mais tempo para que os players do setor participem da ABF Franchising Expo, que vai até sábado (1º\07). Em 2023, a ABF deverá apresentar também seis pesquisas temáticas inéditas, um recorde na história do evento.
Leia também
Franquias e licenciamentos: ótimas oportunidades para começar um negócio
O momento é bom para investir em franquias fitness?
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, além da retomada e de inovações como a inteligência artificial, o setor de franquias tem muitos outros desafios. “Acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor, reforma tributária, como receber e treinar novos perfis de franqueados, como extrair mais valor de operações físicas e digitais, alavancar processos de expansão mais robustos nacional e internacionalmente, são alguns deles. Nossas pesquisas vão nos ajudar a tirar um retrato da situação atual, mas queremos focar nossas discussões em como levar o franchising brasileiro ao próximo estágio de desenvolvimento agora que superamos os 211 bilhões de faturamento em 2022”.
Programação
O Seminário Setorial de Food Servicedá a largada na Franchising Week na segunda-feira, dia 26/6, das 9h às 18h, com a inédita Pesquisa Setorial ABF Food Service 2023. Uma parceria ABF e Galunion Consultoria, o estudo traz um diagnóstico amplo das franquias de alimentação, com foco em questões operacionais e gastronômicas. Serão debatidos ainda temas fundamentais como Visão Estratégica, a Reforma Tributária e ESG.
No mesmo dia ocorrem os Seminários de Saúde, Beleza e Bem-Estar (9h às 12h30) eEducação (14h às 18h). O primeiro evento irá debater temas como a necessidade de cuidar da saúde física e emocional e excelência no atendimento, com a participação de marcas como Majô Beauty Club, Não + Pelo, Budha SPA, Depyl Action, além de presença dajornalista e palestrante especializada em Ciência da Felicidade, Denize Savi. Haverá também uma palestra magna do Grupo Salus que reúne quatro marcas de franquias de saúde (Sorridents, Giolaser, OlharCerto, amo vacinas). Já o Seminário de Educação terá três enfoques principais: Transformação da Educação Livre; Turnaround em Franquias de Educação; e Marketing e Vendas. Participarão das discussões empresas como Bank of America, Cruzeiro do Sul, Faculdade Multiversa, Moveedu, Happy, Supera, Centro Britânico e Cebrac.
A terça, 27/6, começa com o Congresso de Expansão de Redes (9h às 12h) com temas como conquistando novos espaços (aeroportos, shoppings, estradas e parques) e estratégias diferentes de expansão, com as empresas Aeroporto GRU, CCR, Strip Malls, Urbia Parques, Casa Bauducco e Reserva. De forma paralela, o Seminário de Microfranquias (9h às 12h) trará os dados mais atualizados do segmento e temas como a experiência das maiores redes de microfranquia e mantendo a expansão e a conexão com a rede.
A parte da tarde terá o Seminário de Fornecedores do Franchising (13h às 15h), com as temáticas integração Franqueador e Fornecedor, Desafios das Vendas Online no Franchising e Uso de Inteligência Artificial. Das 13h às 18h, ocorre o Congresso de Franqueados que trará os insights da missão ao Multi-Unit Conference, maior evento dedicado a multifranqueados do mundo, e os temas Franchisee Centric – Cultura Organizacional Centrada no Franqueado e Mentoria Reversa – Cultura De Accountability. Fechando o dia, das 15h30 às 18h30, haverá o Seminário de Transformação Digital com temas como Mudança de Mindset Pode Impulsionar a Cultura de Inovação no Ecossistema Empresarial, Hiperpersonalização de Dados, Clusterização e Fidelidade e Inteligência Artificial. Tomarão parte dos debates representantes de empresas como Dennova, 3G Radar, Dito e DLR – Transformação Digital.
No dia 28/6, às 13h, acontece a abertura da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo. Na parte da tarde, das 14h às 18h, ocorre o evento Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial e na sequência, das 19h às 21h, o Congresso Internacional de Franchising. O primeiro abordará temas como Aspectos Econômicos das Decisões Judiciais em Franquia, além das tradicionais mesas redondas (Inovações Tecnológicas e Franquia, Visual Law, Repasse, Sucessão, Opção de Compra e Direito de Preferência, Franchising x Licença X Representação Comercial). O segundo trará um talk show sobre internacionalização de franquias e o anúncio dos vencedores do Prêmio ABF Destaque Internacionalização 2023.
As inscrições para a ABF Franchising Week 2023 já estão abertas. Basta acessar https://www.abf.com.br/franchisingweek/
SERVIÇO
ABF Franchising Week 2023
Quando: de 26 de junho a 1º de julho de 2023
Onde: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo (SP; salas Cantareira 1 e 2
Informações ao público: eventos@abf.com.br ou (11) 98159-1748
Abf.fw@informa.com ou (11) 98159-1748
Site: https://www.abf.com.br/franchisingweek/
30ª ABF Franchising Expo
Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Quando: de 28 de junho a 1 º de julho de 2023
Onde: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo (SP)
Horário de Funcionamento:
Quarta a Sexta 28 a 30/6 – das 13h às 21h
Sábado 1º/7 – das 11h30 às 18h30
Gostou? Compartilhe: