Uma das modalidades que mais cresce e encanta os praticantes merece olhar cuidadoso e atualização constante. Veja o que esperar do curso técnico, com duração de 3h30, ministrado por especialistas no assunto
Yara Achôa, Fitness Brasil
14/6/2023
A corrida é uma modalidade que não para de crescer em todo o Brasil. Os números não são exatos, mas estima-se que existam mais de cinco milhões de corredores no país. O aumento de praticantes é originado por interesses diversos, como promoção à saúde, boa forma, integração social, combate ao estresse e busca de atividades prazerosas ou competitivas.
“Percebemos o crescimento também pelo número de provas e concluintes. Recentemente tivemos a Maratona de Porto Alegre, com aproximadamente 15 mil pessoas correndo os 21K e mais de 5 mil nos 42K. No Rio de Janeiro, na semana seguinte, no total (provas de 5, 10, 21 e 42K) fora mais de 30 mil concluintes, sendo 7365 na Maratona”, observa Mario Sergio Silva, fundador e CEO da Run&Fun Assessoria Esportiva e do StepFun – plataforma digital de acompanhamento de movimentação (StartUp) – e consultor em qualidade de vida há mais de 30 anos.
Marcelo Affonso, fisiologista do exercício, preparador físico, professor da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e CEO da plataforma Periodization Online, também enxerga o grande movimento da corrida. “O crescimento tem sido absurdo aqui na Bahia. É até difícil conseguir data no calendário para realizar um evento da modalidade”, afirma.
Especialistas no tema corrida de rua, Mario Sergio e Marcelo Affonso estarão juntos no Curso Periodização para Corrida de Rua, no dia 17 de agosto, das 13h30 às 17h, na IHRSA Fitness Brasil 2023 – que ainda terá participação de João Paulo Pachela e Camilo Alves.
Atualização mais do que necessária
Quem não domina informações essenciais para atender clientes cada vez mais exigentes, corre o risco de ficar de fora do mercado. “Para se ter uma ideia, existem pessoas que têm acesso à tecnologia, aos devices – que são os relógios que apresentam todo o resultado de um treino, com frequência cardíaca, velocidade, através de GPS – e eles dominam essas tecnologias muitas vezes mais do que os professores. Se o profissional não estiver atualizado e mostrando que conhece tudo isso, vai tomar um balão de seu próprio cliente”, diz Marcelo Affonso.
O CEO da Run&Fun concorda e acrescenta: “É importante se atualizar a respeito de tudo, acompanhar desenvolvimento de novas tecnologias, acessar novos estudos – principalmente quando você lida com saúde, como é o nosso caso. Estar atento, aprendendo, vendo as últimas pesquisas em várias áreas ligadas à saúde – como alimentação, sono, estresse –, é fundamental para a formação de um bom profissional.”
Leia também
Periodização para corrida de rua e sua real importância
Da reabilitação à maratona: Hospital Israelita Albert Einstein traz painel de saúde para IHRSA FB
O que o curso vai trazer
Espere por um grande e rico conteúdo, com o que há de mais novo na ciência. “Vou levar informações ao se refere a planejamento, a dosagem de carga, a quantidade de trabalho necessário para cada perfil de cliente. Afinal, você tem o atleta profissional e também o iniciante e precisa realizar ajustes e fazer com que os resultados apareçam”, explica o CEO da Periodization Online.
Com 30 anos de trabalho, mais de 15 mil corredores atendidos ao longos desse tempo, Mario Sergio apresentará os passos da bem-sucedida metodologia e das estratégias da Run&Fun. “Vou mostrar como enxergamos a questão dos treinos para maratonas, para provas longas, como fazemos a divisão dos nossos grupos, quais os pontos essenciais que o treinador deve estar atento quando inicia uma periodização… Enfim, levarei conhecimento e compartilharei boas experiências”, resume.
O Curso Periodização para Corrida de Rua é indicado a todos os profissionais de Educação Física – e não somente aqueles que já atuam na área de clubes de corrida e programas de treinamento de corrida. “Enxergo boa oportunidade para o personal trainer, que vai precisar montar um treino de caminhada ou de corrida para aquele indivíduo que busca apenas adaptações do sistema cardiorrespiratório ou emagrecimento. É um conteúdo importante para todo profissional de Educação Física que se interessa em trabalhar com consciência e qualidade, com boa base teórica e científica”, recomenda Marcelo Affonso.
Mario Sergio complementa dizendo que, para quem já trabalha com corrida, pode ser uma oportunidade de ver e ouvir coisas novas, debater sobre novos estudos novos. “Estaremos lá para levar informações e dividir experiências. Acho muito importante eventos como a IHRSA Fitness Brasil, que tem esse caráter único de oferecer, em um único lugar, oportunidades de encontros entre profissionais de Educação Física e grandes nomes e marcas do setor”, conclui.
Curso Periodização para Corrida de Rua
Quando: 17 de agosto, das 13h30 às 17h
Com Mario Sergio Silva (Preparação para uma maratona, desde iniciantes até avançados); Marcelo Affonso (Periodização aplicada a corrida de rua); João Paulo Pachela (Treinamento de força para corredores: potência e pliometria); Camilo Alves (a definir).Este curso inclui: certificado de participação; todas as atrações gratuitas do evento; acesso aos três dias de feira; acesso a toda a programação do “Periodização Para Corrida De Rua”
Inscrições aqui
Programação completa da IHRSA FB 2023 aqui
Gostou? Compartilhe: