Hoje é dia do atleta profissional. Convidamos o judoca Tiago Camilo – medalhista olímpico, campeão mundial e tricampeão dos Jogos Pan-Americanos – para falar sobre a importância da data
Yara Achôa, Fitness Brasil
10/2/2022
São muitos os desafios daqueles que decidem encarar o esporte como profissão. Por isso, suas trajetórias e conquistas devem sempre ser lembradas. Hoje, 10 de fevereiro, é dia do atleta profissional. E a Fitness Brasil abre um espaço especial para lembrar da data. Por meio do judoca Tiago Camilo – medalhista olímpico, campeão mundial e tri-campeão dos Jogos Pan-Americanos – queremos homenagear todos os profissionais do esporte, verdadeiros exemplos a serem seguidos.
“Ser atleta no Brasil é um grande desafio, precisamos demonstrar fibra e muita vontade de vencer todos as dificuldades estruturais e de suporte. Houve uma melhora significativa após o início dos programas de incentivo do Governo Federal (Leis de Incentivo e Bolsa Atleta), não existentes na minha época. Mas mesmo assim estamos longe de competir em igualdade de condições contra atletas de países desenvolvidos”, diz.
Tiago Camilo é um dos judocas mais técnicos de expressão do esporte brasileiro. Levado para os tatames desde criança, não faltou incentivo para que alcançasse seus sonhos, nem paixão pelo judô. Ele começou cedo. Compreendeu que sua postura nos tatames também poderia refletir em casa, com os amigos e em todas as suas relações. Desde então buscou o seu melhor e sua decisão trouxe títulos, reconhecimento e, principalmente, evolução.
É um ídolo para quem segue o caminho do judô para se tornar um atleta de alta performance e que se inspira em seus movimentos, em sua força e leveza. É um ídolo para quem segue uma trajetória de aprimoramento constante. É exemplo de resiliência, de dedicação plena ao seu potencial e de amor pelo instrumento que o guia na jornada, o judô.
Entre suas maiores realizações no esporte, estão os títulos mundiais (1998, 2007) e as medalhas olímpicas (em Sydney 2000 e Pequim 2008). Mas ele também carrega conquistas como o tricampeonato dos Jogos Pan-americanos (2007/2011/2015), o pentacampeonato Pan-americano (2005/2007/2014/2015/2016), além de ser 30 vezes medalhista em Copa do Mundo/ Grand Prix e Grand Slam, oito vezes campeão brasileiro e oito vezes campeão paulista.
Atualmente o judoca desenvolve projetos focados no esporte. “Desde 2012 tenho um Instituto que leva o meu nome, onde atendemos 1.400 crianças, em quatro estados. Também tenho uma academia de judô em São Paulo – e mais duas em construção – e estou implementando o meu método em escolas públicas e particulares”, conta.
No dia do atleta profissional, ele deixa uma mensagem às futuras gerações, independente da modalidade. “O mais importante é ter clareza em seu objetivo e saber do preço a ser pago por isso. Mas faça sempre com amor e não deixe de aproveitar a jornada.”
Fotos: Divulgação
Leia também
Gostou? Compartilhe: