Quem responde é o professor de educação física Rossman Cavalcante, especialista em Treinamento Esportivo (FEFISO/SP) e Saúde do Idoso (UECE/CE)
Yara Achôa, Fitness Brasil
11/2/2022
Tem uma dúvida sobre carreira, gestão, franquia, negócios? Precisa de informações específicas sobre uma modalidade, um método, um programa de treinamento? O FitBR News encontra o especialista certo para responder suas questões. É só enviar sua mensagem para redacao@fitnessbrasil.com.br.
Pergunte ao especialista
Devo abrir um pequeno estúdio ou continuar como personal trainer? Sigo como personal, pagando taxas em vários lugares que atendo, ou alugo um espaço só meu?
Antes de responder essa pergunta, penso que o personal trainer deverá ter uma clareza muito grande de suas próprias competências. Ao abrir um estúdio, na intenção de ficar livre das taxas cobradas pelas academias, além do investimento inicial significativo, outros custos irão surgir: luz, água, aluguel, impostos etc.
Uma opção seria contratar outros personal trainers para dividir despesas e preencher mais horários de trabalho. Mas nesse caso, espera-se que o (agora) microempresário domine competências gerenciais como empreendedorismo, liderança, visão estratégica, trabalho em equipe e administração de conflitos.
Além disso é necessário conhecer bem sua clientela, pois embora saibamos que a essência do serviço está na atuação profissional, alguns clientes valorizam muito a estrutura e a socialização do ambiente academia. Isso realmente precisa ser considerado na decisão.
Enfim, minha sugestão, fundamentada nesses mais de 30 anos de mercado, é que além da compreensão que cada personal trainer deva ter do seu perfil profissional, é preciso estudar o mercado na sua região, analisar de forma fria os pontos positivos e negativos que envolvem cada opção e, após decidir o que fazer, empregar todas as suas energias para fazer dar certo.
Rossman Cavalcante, professor de Educação Física, especialista em treinamento esportivo pela Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO) e em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Leia também
Gostou? Compartilhe: