Um dos mais renomados palestrantes do Brasil volta ao evento para uma apresentação de duas horas de duração e conteúdo para ajudar a alavancar sua carreira e seu negócio. Vem saber mais!
Yara Achôa, Fitness Brasil
6/7/2023
Ele foi CEO da Echos – Laboratório de Inovação, cofundador da Digital House Brasil, é sócio do Locomotiva Instituto de Pesquisa, Conselheiro Profissional independente em empresas como Camil Alimentos, Aramis, IBMEC, GSA Alimentos, Grupo TV1 e MIT Sloan Management Review Brasil. É autor na área de negócios com nove livros publicados no Brasil e no exterior – e com uma pré-venda do primeiro livro em inglês, e um dos mais renomados palestrantes do Brasil, além de coach profissional de vários Presidentes de empresas e facilitador certificado do YPO. É essa experiência profissional de 35 anos como presidente de empresas e 33 anos como Conselheiro de Administração, aliado à sua atuação docente, que Carlos Alberto Júlio vai levar para a IHRSA Fitness Brasil 2023, em agosto, falando de gestão, estratégia, vendas, marketing, inovação e liderança.
E promete entrar para a história do evento pela segunda vez. Sua primeira participação na IHRSA aconteceu em 2012, com uma palestra de duas horas de duração e plateia aplaudindo de pé ao final. Esse ano ele estará no palco no dia 18 de agosto (sexta), com o tema “Liderando meu Negócio para o Futuro: Da Estratégia a Execução”, das 9h às 11h da manhã.
Professor Carlos Alberto Júlio falou com o FitBR News, antecipando um pouco do que apresentará no maior evento do fitness, esporte, saúde e bem-estar da América Latina. Confira e garanta já sua presença!
Será sua segunda participação na IHRSA Fitness Brasil. E novamente com duas horas de duração – um pedido seu, prontamente atendido pela organização do evento…
Sim. Porque me considero um palestrante conteudista – a palestra tem que ter começo, meio e fim. É uma narrativa que procuro entregar. Esse ano os organizadores da IHRSA FB pediram um conteúdo mais voltado à gestão e liderança, algo mais prático para o dia a dia dos negócios. Então preparei o que chamo de “mosaico de gestão”. Considere que você é um profissional da área de Educação Física ou da saúde e que não fez até hoje uma pós-graduação, não tem um MBA. Não tenho a pretensão de ensinar empreendedorismo – muito menos em duas horas. Mas existem alguns alertas que posso dar para quem quer ser um bom gestor, uma boa gestora. Quais são as características ou as competências que não se pode abrir mão para um negócio dar certo? A ideia é levar o público a entender sobre processos de decisão. Porque hoje a competência mais importante que um bom administrador deve ter é sua capacidade de tomar decisões.
Muitos negócios vão ficando para trás porque são procrastinados. Você vai deixando para trás algumas decisões – pequenas ou grandes – que são importantes. E o seu negócio não anda. Então vou falar primeiro sobre como você toma a decisão. Para você errar menos, o que precisa fazer? Quais são os atributos que fazem uma decisão dar certo? Depois, vou linkar decisão com estratégia – porque no final do dia, estratégia nada mais é do que as escolhas que você faz para seu negócio. Vou falar ainda sobre execução – como tornar o dia a dia mais produtivo – e ainda sobre o líder que faz a diferença. Porque o verdadeiro líder é aquele que forma novos líderes e não o que forma seguidores.
Na IHRSA em 2012 você mexeu com a plateia perguntando quem usava um bloquinho para fazer uma lista de prioridades. E apenas algumas poucas pessoas levantaram a mão, considerando o gesto meio arcaico. Mudou alguma coisa de lá para cá?
Não mudou. Não sei como as pessoas conseguem trabalham sem priorizar. Todo mundo tem afazeres diários – relativos a negócio, carreira, família, amigos… Como você organiza tudo isso num dia só? Tem de fazer uma listinha! O meu último livro aborda essa questão: “o que eu não posso deixar de fazer hoje”. Nele falo sobre gestão de tempo, de agenda. A ideia toda é trabalhar em cima da lista. O meu método é olhar para a listinha e começar por aquelas tarefas que não posso deixar de fazer naquele dia. Porque quando resolvo primeiro as tarefas – sejam elas fáceis ou difíceis – que não posso deixar de fazer, sobra mais tempo no meu dia. O que estressa é chegar às cinco da tarde e falar: “caramba, não posso deixar isso aqui para amanhã”. No dia 18 de agosto vou reforçar essa teoria e falar do triângulo da eficiência, que é foco, disciplina e organização.
Pode dar um pequeno spoiler sobre esse triângulo da eficiência, para aguçar a vontade de conhecimento dos nossos leitores?
Foco é o que eu preciso entregar; o foco é sua capacidade de dizer não. A disciplina, a pessoa disciplinada, é aquela que faz o que disse que ia fazer. Só isso. Eu falo para o aluno em sala de aula: quando você não está fazendo o que tem de fazer, existem duas possibilidades: você está prometendo o que não consegue fazer ou não está fazendo o que prometeu. Nos dois casos, você está na marca do pênalti. Não tem jeito: no final do dia será medida – seja no seu negócio ou no negócio de outro para quem você trabalha – a sua eficiência. Quer dizer: você entregou o que teria de ser entregue hoje?
E nesse universo da Fitness Brasil – com seus coligados, clientes, assinantes, quem frequenta o Instagram ou site da empresa – tem uma coisa interessante: normalmente o esporte nos traz disciplina. Se você levar para seu negócio a disciplina dos esportes, não tem como dar errado. Alguns levam mais tempo, outros menos, mas se você tiver foco e disciplina, vai chegar. O que determina chegar mais rápido ou mais lento é a organização – que é como você formata o seu trabalho no dia, na semana, no mês e no ano. Por isso planejar também é algo importante – e será outro ponto a ser abordado.
Tem algum momento em sua palestra voltado à interação com o público?
Vivemos um momento em que o bem mais escasso na face da Terra é a presença. A pessoa vai a uma palestra, mas fica no WhatsApp; vai assistir uma aula e fica lá navegando em um site qualquer. Ela perde a oportunidade da interação, de perguntar, de trocar ideias. Por isso, tenho feito cada vez mais nas minhas palestras, nas minhas aulas, um momento de perguntas e respostas, de Q&A. Aprendi, entrevistando os maiores gurus do mundo, que é na hora do Q&A que você vê quem tem lenços para vender.
E hoje, no mundo da internet, com uma série de influenciadores, temos de tomar cuidado. Existem os realmente bons e profundos, mas também tem muita gente falando em tom pastoral, no sentido de falar do problema, falar da dor, mas não dar o remédio. Só diz que você tem que ir atrás e fazer. Mas não é assim. Nós, educadores, apresentamos ferramentas – qual é a ferramenta para resolver seu problema? Como é que eu consigo mais clientes? Não é só dizer “vai lá e consiga mais clientes, você pode”. É preciso ficar atento. E esse momento de interação é próprio para isso.
Como foi ter recebido o convite para participar, pela segunda vez, desse evento, que é o maior do segmento na América Latina?
Tenho muita gratidão por quem me dá trabalho. E vocês me dão trabalho, adoro isso. Mas quando você volta, essa é a verdadeira consagração. É a recompra. Por exemplo: quem vem na IHRSA FB esse ano, vem no ano que vem e já veio no ano passado, é o que meu pai chamava de freguês. E hoje a gente chama de cliente fidelizado – e que numa instância maior, vira fã. Nós temos que trabalhar para o fã, o cara prestigia suas ideias – não quer dizer que ele concorda com tudo o que você está dizendo. Mas é sinal de que alguma maneira você o estimula a pensar, a crescer.
Você tem nove livros publicados. Existe um próximo a ser lançado?
Sim. Em agosto estou lançando meu primeiro livro nos Estados Unidos – The Secret of Culture Change: How to Build Authentic Stories That Transform Your Organization –, junto com o professor Jay Barney, terceiro nome mais buscado na área de estratégia. Nós fizemos uma pesquisa durante quatro anos e chegamos à conclusão de que a única coisa que muda a cultura da empresa são as narrativas do CEO, como ele cria narrativas que rompem com a cultura atual e sinalizam uma nova cultura. Para fazer esse trabalho, entrevistamos 68 CEOs, talvez mais de 50 deles nos Estados Unidos e na Europa, e pessoas que fizeram transformações organizacionais. Nós não criamos uma teoria, apenas buscamos na prática o que esse pessoal faz e colocamos no livro.
Já está em pré-venda na Amazon, por enquanto apenas em inglês, pela Editora Berrett-Koehler Publishers, que é uma das maiores do mundo. E é uma vitória grande porque nos Estados Unidos a média é a cada 50 manuscritos, apenas um virar livro. Os Publishers estão muito rigorosos, não podem errar na escolha. O livro ainda vai ser matéria e capa na revista Harvard Business, uma grande honraria. Agora estamos selecionando também uma editora no Brasil.
Como acompanhar seu trabalho até o evento?
Estou na rádio CNN, que é um espaço que existe na Rádio Transamérica (100.1, em São Paulo), a maior rede de rádio do Brasil. Tenho uma coluna de gestão e negócios às terças e quintas, às 8:30 da manhã. Também estou no LinkedIn, no Instagram e no Youtube.
IHRSA Fitness Brasil 2023
Palestra: “Liderando meu Negócio para o Futuro: Da Estratégia a Execução”, com Carlos Alberto Júlio
Quando: 18 de agosto, sexta-feira, das 9h às 11h
Onde: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo – SP
Programação completa aqui
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