O projeto foi ancorado em inédito relatório global da marca – GEN Z, Decifrando o Código –, que traça um perfil completo das necessidades e anseios dos novos praticantes de atividades físicas
Yara Achôa, Fitness Brasil
9/8/2023
A fim de descobrir as preferências, expectativas e barreiras da Geração Z, oferecer o que eles mais querem na academia, quebrar os mitos e obter fatos e dados reais desse grupo, a Les Mills realizou uma grande pesquisa, batizada de GEN Z Fitness, Decifrando o Código. Esse trabalho resultou no desenvolvimento do Gen-Fit Training – um programa cientificamente elaborado e testado para atender a demanda das gerações mais jovens.
A Gen Z é formada por aqueles nascidos entre 1997 e 2012. Eles têm US$ 360 bilhões em renda disponível e seu gasto médio mensal com exercícios é de US$ 95. Cresceram assistindo a dieta ”ioiô” de seus pais, seguindo modismos e pulando de uma novidade fitness para outra. Mas a Geração Z enxerga saúde e condicionamento físico como uma experiência muito mais holística. Buscam bem-estar mental, motivação intrínseca e a chance de fazer parte de uma comunidade. “Essa é a geração mais populosa de todos os tempos e 80% já praticam ou desejam praticar atividade física. Ter um produto projetado especificamente para eles é o segredo para que estejam na academia”, analisa Paula Catalano, diretora de produtos da Les Mills.
Leia também
adidas e Les Mills anunciam parceria combinando experiências e tecnologias
Geração Z é 20% mais propensa a usar pacotes de bem-estar para funcionários
Tendo ajudado a moldar uma cultura em que o condicionamento físico é um dos pilares da mídia social, a Geração Z é frequentemente apelidada de “Geração Ativa” – e 30% deles já usam espaços de condicionamento físico. Mas esse é apenas um detalhe. Segundo o relatório da Les Mills, metade dos pertencentes à Gen Z quer treinar regularmente, porém precisa de ajuda para iniciar.
“A pesquisa global da Les Mills evidenciou que a nova geração está ansiosa por produtos que atendam suas demandas e expectativas, ao passo que demonstrou que o mercado não está preparado para supri-las plenamente. Os programas Gen-Fit chegam para preencher esta lacuna”, completa Paula Catalano.
O que é Gen-Fit Training
Trata-se de uma nova solução de fitness em grupo para estúdios, clubes e academias, com opções que vão ao encontro das atuais tendências de condicionamento físico. O Gen-Fit Training foi cientificamente elaborado e testado para atender a demanda das gerações mais jovens. Os programas “estilo desafio” são projetados para serem executados em curtas durações, em diferentes momentos ao longo do ano, para manter a motivação no quadro de horários.
Segundo a Les Mills, o Gen-Fit Training é um estilo totalmente novo de praticar exercício. Os treinos oferecem experiências de condicionamento físico motivadoras que são projetadas para atrair o público mais jovem por meio de resultados, força e muita música.
Cada programa Gen-Fit é único e vem com todos os recursos necessários para executá-lo. A Les Mills também procurou facilitar o recrutamento de instrutores, para que suas certificações tivessem um processo simples e flexível. Assim, as capacitações levam aproximadamente meio dia, dependendo dos pré-requisitos de cada programa, o que significa que é possível ministrar aulas dentro de uma semana.
Em relação aos equipamentos necessários para os programas de treinamento, a ideia é utilizar os equipamentos de ginástica em grupo já encontrados nas instalações fitness.
O Gen-Fit Training foi lançado em julho, inicialmente para academias que já eram clientes Les Mills. E agora chega para todo o mercado. Dois programas estão sendo trabalhados nesse primeiro momento. São o Strenght Development (treino de força progressiva usando pesos) e o Les Mills Shapes (previsto para setembro no Brasil).
Gostou? Compartilhe: