Por Flavio Lima, colunista Fitness Brasil
As boas empresas são criadas tendo como base em um propósito maior e, muitas vezes, acompanhada de uma paixão. Daí nasce sua missão, seus princípios e valores. E estes quesitos norteiam as condutas e rotinas no dia a dia da empresa.
Também é extremamente importante e fundamental para ter bons resultados, que a empresa se comunique muito bem com seu público, pois potencializa a percepção sobre seu serviço ou produto. A forma como você se comunica e se apresenta ao mercado faz com que seja percebido de forma única (ou não). Obviamente que a qualidade do serviço ou produto entregue deve retratar a verdade dessa comunicação.
Depois que a base foi estabelecida, o grande desafio é trabalhar para obter a saúde financeira, cuidando das receitas e despesas de maneira organizada e sistêmica.
Um departamento comercial bem estruturado com foco em metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, com uma boa liderança e gestão, fará com que a empresa tenha os faturamentos almejados.
Com relação aos custos
Método, parâmetros, monitoramentos periódicos, disciplina, processos, são os passos que determinarão o saldo operacional desejado para sua empresa (academia).
MÉTODO: organizar suas despesas por centros de custos é uma das formas para monitorar, medir e corrigir sua performance sempre que necessário. Para isso deve-se criar processos e rotinas de monitoramentos parciais que nos deem alertas de ajuste.
Sendo assim, a academia deve criar seus “centros de despesas” para englobar todos os custos.
PARÂMETROS: criar indicadores de performance é indispensável para medir evolução das despesas, para isso ter parâmetros de mercado o colocará em sintonia com as melhores práticas e índices comparativos.
MONITORAMENTOS PERIÓDICOS: são estes que irão garantir que os parâmetros criados serão preservados. Sempre que um parâmetro ficar desalinhado a empresa deve ter uma ação corretiva, caso identifique que tal índice tende a ficar alterado, se nenhuma atitude for tomada.
DISCIPLINA: comportamento essencial para que os dados sejam lançados num software, com a finalidade de executar análises periódicas a fim de otimizar os ganhos e ou corrigir distorções na operação.
Uma vez que o software tem todas as informações, é necessário realizar o fechamento periódico das contas. Muitas empresas (academias) não realizam essas análises, embora tenham todas as informações para executá-la.
Talvez a dica mais importante seja: Realize “análises mensais” e crie as ações corretivas para cada “centro de despesa” sempre que necessário, assim você manterá sua academia saudável.
PROCESSOS: ter escrito ou documentado digitalmente todo o processo de trabalho é um item que facilita a preservação da cultura e a rotina de quem trabalha na empresa, bem como sistematiza todos os departamentos.
Concluindo, este formato de gestão trará uma forma racional e próspera para a saúde financeira de sua empresa, com o retorno financeiro desejado, tornando-a ainda mais valiosa.
Flavio Lima atua em academias com estratégias comerciais e de gestão financeira, organiza e sistematiza os processos das empresas. Iniciou no mercado fitness em 2002, estudou todos os processos de gestão e sistematização CMS – Internacional e aplicou com sucesso em mais de 150 academias pelo Brasil. É palestrante nos maiores eventos de fitness do Brasil, idealizador e sócio da Academia de Natação “AquaFan Educação Aquática”, em Brasília. Contato: consultoria.flaviolima@gmail.com
Muito pertinente. Colocações claras e de forma simples, não apenas para aqueles que estão iniciando ou pretendem iniciar seu próprio negócio, como também para muitos que já estão no mercado e desejam atingir patamares superiores, através de um controle mais assertivo do seu negócio. Parabéns !!!