Por Leo Cabral, colunista Fitness Brasil
Enquanto você continuar achando que a sua ÚNICA e PRINCIPAL solução para esses problemas seja aumentar as suas vendas… Tudo isso não passará de um sonho ou um desejo que permanecerá na sua mente e não se tornará realidade.
O ano de 2022 chegou recheado de oportunidades para o mercado fitness. No entanto, com o crescimento das grandes e surgimento de novas redes, não há mais espaço para uma gestão sem Inteligência Financeira. Pelo menos uma vez por semana, deve aparecer uma propaganda no seu Instagram prometendo aumentar as suas vendas, promovendo um treinamento ou uma consultoria com a promessa de aumentar o seu lucro a partir do crescimento das suas vendas.
Cuidado!
Isso não ajudará a não deixar faltar dinheiro para pagar as suas contas e ter capital para investir em compras de equipamentos ou em obras ou modernização do ambiente do seu negócio. O desenvolvimento desse mercado nos últimos 20 anos foi acompanhado, de certa maneira, por dogmas e crenças que estabelecem relações diretas de “causa e efeito”, que não são confiáveis ou podem ser consideradas incorretas.
“Então, Léo, você quer dizer que não devo me preocupar com o crescimento das vendas da minha academia? Que vender mais não é importante?” Claro que não. Entre diversas coisas que são importantes melhorar em sua empresa, você precisa sempre aumentar as suas vendas.
Independente se será em relação ao mês anterior ou ao mesmo mês no ano anterior, você está correto em contratar uma mentoria ou consultoria de vendas para:
● Melhorar a sua taxa de conversão
● Melhorar a quebra de objeções
● Melhorar seu tour de vendas e por aí vai.
Tudo com o propósito de aumentar as suas vendas. O que eu preciso que você entenda é que o crescimento das vendas não é a solução para não deixar faltar dinheiro para pagar as suas contas e realizar novos investimentos. O que realmente não deixa isso acontecer é a gestão da sua empresa com Inteligência Financeira.
Sobreviver de forma sustentável
Existe uma expressão criada por especialistas americanos chamada “Open Door” que representa claramente o que você precisa entender. Uma empresa deve ser capaz de funcionar, sobreviver de forma sustentável, por três, seis meses, um ano, alguns falam de até três anos sem entrar R$1 sequer no seu caixa.
Em outras palavras, a má performance ou a queda das vendas do seu negócio não é o que causa o seu sofrimento para pagar as suas contas no final do mês ou não ter dinheiro para investir.
O dinheiro disponível no caixa da sua academia, estúdio ou box de CrossFit é fruto das suas tomadas de decisões no passado que deveriam considerar as suas projeções do futuro, as influências da sazonalidade do período do ano, as ameaças identificadas e, principalmente, indicadores estratégicos (KPI’s) da gestão do seu fluxo de caixa.
Você não precisa fazer uma faculdade de economia ou contabilidade para ter Inteligência Financeira na gestão do seu fluxo de caixa. Você precisa apenas dedicar mais tempo: 30 a 60 minutos diariamente podem ser suficientes para cuidar do que mantém a sua empresa viva, aberta.
Um prejuízo que o seu negócio possa ter em um mês ou em um trimestre não levará a sua empresa à falência. Mas a falta de dinheiro no caixa pode fechar as suas portas no dia seguinte.
Te ajudei?
Léo Cabral é profissional de Educação Física de formação, idealizador e CEO da Léo Cabral Consultoria, empresa especializada no mercado de academias e estúdios. Construída sob um alicerce de experiências vividas em uma grande empresa do setor, hoje trabalha para melhorar a qualidade e a profissionalização desse segmento. Seu objetivo é criar e reorganizar negócios, entregando empresas com estratégias definidas, com modelos de negócios sólidos e força competitiva suficiente para atingir melhores resultados.
Gostou? Compartilhe: