Por Patricia Totaro, colunista Fitness Brasil
Empresários e gestores de academias tem de se profissionalizar muito rapidamente para acompanhar a evolução rápida do nosso mercado, como você já sabe! E dentro dessas mudanças, a Arquitetura hoje é uma estratégia de negócio. Seu planejamento afeta tanto o aspecto operacional da prestação de serviço quanto a conexão que o cliente cria com a sua marca.
Existe uma ideia de que Arquitetura envolve grandes obras e muito investimento. Isso pode ser verdade em alguns casos, onde a estrutura está muito abaixo do que o cliente da região espera. E é necessário fazer um projeto que mude tudo profundamente. Mas na maioria das vezes, pequenas intervenções bem planejadas funcionam muito bem. Aí que entra a Gestão da Arquitetura!
Note que fazer a gestão não é desenvolver o projeto de arquitetura, atribuição regulamentada e exclusiva de arquitetos, mas sim ter conhecimento dos principais conceitos de Arquitetura focada na experiência do cliente. E aplicá-los sem envolver obras.
O gestor deve ter a capacidade de perceber como estão as suas instalações sob o ponto de vista de seu cliente e do visitante: qual o nível de conforto que a academia fornece, qual a sensação que ele tem em cada ambiente, como é o fluxo de circulação.
Você deve também conhecer as tendências de mercado e as tendências de arquitetura. Ver como são as instalações dos restaurantes e lojas que o seu cliente gosta de frequentar no momento de lazer dão um bom indício.
Planejamento anual da Arquitetura
É o momento de planejar a sua arquitetura: listar todas as intervenções que precisam ser feitas, colocar uma estimativa de orçamento de cada uma e prazo de execução.
Com essa lista em mãos já pode ser definido em que mês ou trimestre será realizada cada intervenção. Algumas são muito simples e de baixo custo e outras mais complexas. Deve-se ter em mente o custo-benefício de cada decisão para finalizar o planejamento.
É importante fazer cada intervenção em um mês estratégico. Por exemplo, na maior parte das cidades do Brasil, junho é um mês fraco em vendas. Se esse for o seu caso, você deve fazer intervenções focadas em melhorar as vendas. Sempre lembrando que entre o início do planejamento e o final da intervenção existe um tempo de 3 a 6 meses, dependendo da complexidade.
Também recomendo que você deixe ao menos dois momentos durante cada ano para conhecer o seu cliente sob o aspecto de perfil de comportamento e de consumo.
Todo o processo tem que ser constantemente retroalimentado, pois o cliente muda, o mercado muda e o gestor deve sempre voltar ao início para entender o que precisa ser feito novamente, planejar, executar e assim sucessivamente.
Se você seguir esse roteiro, acompanhar o conteúdo sobre Arquitetura e dedicar poucas horas por semana para o seu espaço, você fará com que a sua estrutura trabalhe a favor de sua academia com investimento baixo!
Bom Projeto!
Patricia Totaro é referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995 com mais de 950 projetos construídos. Sua metodologia de desenvolvimento de projetos, a Trilha da Experiência, alia conceitos de marketing e design thinking à Arquitetura tendo como foco a experiência e sucesso do cliente. Dessa forma o projeto é parte da estratégia de gestão da academia. Seu propósito pessoal de estimular a prática de exercícios físicos por meio de experiências relevantes dentro das academias a faz compartilhar o seu conhecimento com os gestores em palestras, artigos e em suas redes sociais: @patriciatotaro @patriciatotaroarquitetura @arq_fit_
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