O Mubadala, ligado ao fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, ficará com 51% das ações da rede de academias, assumindo seu controle. A operação ainda está sujeita à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)
Fitness Brasil
4/9/2023
No sábado, 2 de setembro, foi feito o anúncio que o grupo Mubadala Capital, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, seria o novo controlador da rede de academias Bluefit. Segundo informações divulgadas, o fundo comprará ações dos atuais sócios e também fará um aporte direto através da emissão de novos papéis pela rede, em uma operação avaliada em R$ 464,1 milhões.
Por meio de fato relevante, a empresa esclareceu que assinou um acordo com a MC Brazil Fitness Holding, uma companhia da Mubadala Capital, uma gestora de fundos. Através do contrato, a MC pagará R$ 114,1 milhões para comprar ações dos atuais detentores. Adicionalmente, o contrato prevê ainda um aporte na Bluefit de mais R$ 350 milhões, para subscrever novas ações que a companhia emitirá.
“Em razão da Operação, a MC passará a ser titular de ações representativas de 51% do capital social total e votante da Companhia, na data de fechamento da Operação”, informou o anúncio.
Ainda segundo o fato relevante, será celebrado um acordo de acionistas da Bluefit para regular determinados direitos e obrigações, inclusive o exercício de direito de voto e regras de governança e de transferência de ações de emissão da rede de academias.
O documento ressalta, porém, que a finalização do acordo está sujeita à satisfação de certas condições, incluindo a aprovação da operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A Bluefit é uma das maiores redes de academias do Brasil. Em junho deste ano, contava com 133 unidades em operação. Nos 12 meses anteriores, abriu 20 novas unidades, entre academias próprias e franquias. Até o final do segundo trimestre, a rede tinha 338,4 mil alunos cadastrados no país inteiro.
O investimento do Mubadala na Bluefit acontece em um período de alta nos negócios do mundo fitness. Há poucas semanas, o Gympass, plataforma de benefícios de bem-estar para o mundo corporativo, recebeu um aporte de US$ 85 milhões (R$ 419 milhões). Já a Smartfit, rede de academias que chegou à Bolsa em 2021, vê suas ações acumularem alta de 70% neste ano com balanços que agradaram ao mercado. A recente IHRSA Fitness Brasil – maior encontro do fitness da América Latina – reforça a visão de um mercado bastante aquecido. Estima-se que as empresas participantes no evento tenham gerado mais de R$ 200 milhões em negócios – faturamento 53% maior em relação ao ano passado.
Gostou? Compartilhe: