A data celebra a importância dos profissionais da Educação que auxiliam na formação de toda a sociedade. Nossa homenagem aos mestres hoje se dá por meio da entrevista com William Urizzi de Lima, professor de Educação Física, ex-técnico da seleção brasileira de natação, criador da Metodologia Gustavo Borges
Yara Achôa, Fitness Brasil
15/10/2023
Profissional de Educação Física formado na terceira turma da Faculdade de Educação Física de Santos – a primeira particular do Brasil –, William Urizzi de Lima sempre se destacou entre os melhores e teve até Pelé como colega de classe. Especializou-se em natação e não contente só com essa formação, também cursou psicologia.
Por 40 anos, foi treinador dos maiores clubes nacionais: Juventus, Pinheiros, Paineiras, Paulistano, Corinthians, São Caetano, Vasco. Foi técnico da seleção brasileira de natação, tornou-se professor da disciplina de atividades aquáticas na graduação e pós-graduação e atuou em várias Olimpíadas como comentarista. Em 2005, foi o mentor da Metodologia Gustavo Borges – um dos os principais nome da natação mundial, com quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas. Tudo isso reforçou sua bagagem como professor e gestor. “O profissional de Educação Física tem de ir além de dominar técnica e fisiologia. Tem de ser gestor também”, diz.
Para ele, o professor é um transformador da sociedade. E é preciso buscar constante aprendizado e não ter medo de empreender. “É importante ampliarmos nossa visão e, por meio do que fazemos, ajudar a mudar mundo.”
A todos os professores, das mais variadas áreas de atuação, que se empenham em compartilhar conteúdo, dividir experiências, educar e formar crianças, jovens e adultos, nosso mais profundo respeito e admiração. Feliz Dia do Professor!
Gostou? Compartilhe: