O mercado fitness não para de crescer e a concorrência mostra-se cada vez mais acirrada. Agregadores de serviços podem fazer a diferença para atrair mais alunos e potencializar os negócios
Yara Achôa, Fitness Brasil
17/10/2023
Agregar significa juntar com o outro; reunir a algo já existente; unir muitas coisas, pessoas, elementos em um só local; fazer com que fique anexado ou associado. E assim como existem agregadores de conteúdo, de música, de pesquisas, de dados, existem também os agregadores de academias. No segmento fitness, são empresas de tecnologia focadas na saúde e no bem-estar. “Funcionam como uma ‘ponte’ entre os serviços/ produtos e o usuário. Um agregador de academias, como a TotalPass, conecta colaboradores de empresas clientes a milhares de academias e estúdios parceiros. Dessa forma, esses colaboradores têm acesso às academias disponíveis no plano escolhido, podendo utilizar uma unidade diferente por dia”, explica William Gerst, head de academias e novos negócios da TotalPass.
“Do ponto de vista do consumidor final, o agregador oferece, por meio de uma única assinatura, uma ampla rede de diferentes opções de bem-estar, incluindo academias, estúdios de pilates e spas para que o usuário possa agendar o que bem entender. Do ponto de vista dos parceiros, a função do agregador é ajudá-los a vender inventário, que de outra forma não teriam vendido, a clientes que de outra forma não teriam atraído”, completa Ricardo Graicer, gerente de expansão e pós-vendas da ClassPass Brasil.
Embora o nome sugira uma empresa do setor, o Gympass não se intitula agregador, mas uma solução completa para servir a demanda do mercado de bem-estar nas empresas. “Nossa proposta de valor para os parceiros é ser um canal de venda corporativo que otimiza o uso do espaço ocioso. Nós visitamos milhares de empresas em nome das academias com os mesmos produtos e horários ofertados por elas nos canais de venda Balcão e Internet. As empresas recebem uma solução completa de bem-estar que contempla psicólogos, engajamento, apps etc. Estes serviços juntos nos possibilitam capturar uma nova receita no mercado corporativo. Com isso, é possível trazemos milhões de novos usuários que vão gerar uma nova fonte de receita para nossos parceiros”, diz Rodrigo Oliveira, diretor de parcerias do Gympass.
Trazer mais pessoas para a atividade física
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade da população brasileira é sedentária – o que pode causar diversas problemas no dia a dia dessas pessoas. A entidade, inclusive, preconiza que atividade física deva ser feita ao menos 12 vezes por mês – três vezes por semana. “Quando uma empresa oferece um benefício de bem-estar, ela facilita o acesso à atividade física. Os planos costumam ser mais vantajosos para os colaboradores, já que eles não se prendem à uma única academia/ modalidade e têm uma variedade imensa na palma da mão. Unir esse benefício a campanhas de incentivo à atividade física são excelentes planos de ação para estimular as pessoas”, acredita William Gerst.
Leia também
Despesa com academia poderá ser abatida do Imposto de Renda, aprova comissão
5 pontos essenciais para garantir uma saúde financeira sólida na sua academia
Fitness Brasil e Phorte lançam plataforma educacional por assinatura, com o melhor em gestão, negócios e conteúdo técnico
Em pesquisa realizada pela ClassPass, descobriu-se que 89% dos profissionais se sentem mais produtivos durante o dia de trabalho após o exercício e 96% mostram-se consideravelmente menos estressados. Esses números são importantes na hora de decidir incluir um serviço de saúde entre os benefícios ofertados aos colaboradores. “Ao trazer bem-estar aos seus funcionários, você mostra que se preocupa com seu estado físico e mental e prioriza dentro e fora do trabalho. Na ClassPass reconhecemos que bem-estar significa algo diferente para cada pessoa – e os funcionários devem poder escolher o que isso representa para eles. Seja suando muito, fazendo uma pausa consciente ou marcando uma consulta de autocuidado. Tudo contribui para um ambiente de trabalho saudável, com colaboradores motivados e mais pessoas saindo do sedentarismo”, argumenta Ricardo Graicer.
Para Rodrigo Oliveira, incentivar a prática esportiva e cuidados de bem-estar são ótimos negócios. “A frequência do usuário corporativo nas academias significa menor custo de saúde para empresas e maior resultado financeiro para as academias. A qualidade do serviço nunca valeu tanto quanto agora.”
Como se diferenciar no mercado
O setor vem crescendo, com novos agregadores aparecendo – o que é uma excelente oportunidade para as empresas promoverem saúde integrada para os colaboradores. “Como consequência, ajudam a diminuir o número de sedentários no país e ainda auxiliam no crescimento de muitas academias e estúdios. Para se diferenciar neste mercado, é preciso oferecer uma boa parceria para os donos de academias: entender seus desafios, ajudá-los a solucionar problemas e estar disponível para auxiliá-los sempre que preciso. Costumo dizer que para um negócio funcionar é preciso que o atendimento seja excepcional para não deixar ninguém na mão”, diz William Gerst, da TotalPass.
Rodrigo Oliveira, do Gympass, também aponta que o mercado de bem-estar nas empresas é uma necessidade e vem crescendo muito. “Nossa solução é completa para servir essa demanda. A prova disso é que durante a IHRSA Fitness Brasil 2023 comemoramos 300 milhões de check-ins. E chegaremos a 1 bilhão em 2025. Isso significa que nosso propósito de transformar o bem-estar em universal está se materializando. Para nós, a maneira de atingir esse número e trazer mais investimentos para o mercado é sendo um canal de venda corporativo confiável, competente e com uma proposta de relação de longo prazo com parceiros.”
Presente em mais de 30 países e vislumbrando muito espaço para continuar expandindo, a ClassPass acredita na força do seu diferencial. “Nosso modelo de negócio atende tanto pessoas físicas, quanto parceiros e empresas que oferecem benefícios aos colaboradores. Ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso ao ClassPass! Além disso, os usuários podem escolher como experimentar o bem-estar da maneira que gostariam de experimentá-lo. Uma pessoa pode querer iniciar uma aula de spinning, enquanto outra pode querer relaxar com uma massagem. Oferecemos opções para todos.”
Os principais desafios que envolvem o negócio
O mercado está movimentado e mostra que há espaço ainda a ser desbravado. Mas existem desafios a serem solucionados.
“Buscamos garantir a compreensão do modelo de negócio do Gympass para os parceiros. Somente com transparência é possível criar relação de longo prazo. Outro desafio, é fazer os usuários frequentarem mais as academias. O volume médio de uso subiu 50% no Brasil, mas ainda existe um longo caminho”, aponta Rodrigo Oliveira.
Para William Gerst, da TotalPass, é importante conseguir se destacar entre os concorrentes visto que o modelo de negócio em si é mais “blocado”. “Entretanto, acredito que um bom atendimento seja fundamental para a parceria funcionar. Por ser um modelo de negócio B2B2C, é essencial que tanto o atendimento com as academias, quanto com as empresas e seus colaboradores seja eficaz, empático e assertivo.”
“Aos poucos, os proprietários de estabelecimentos fitness estão percebendo que as pessoas não querem mais ficar ‘presas’ a contratos longos, planos com fidelização e restrição de uso, pois com o mundo cada vez mais dinâmico, as pessoas buscam autonomia e liberdade para escolher diferentes lugares e diferentes esportes”, conclui Ricardo Graicer, da Classpass Brasil.
Modelo que promete ser mais inclusivo
Um lançamento que propõe um modelo mais inclusivo é a Namu Pass, da Namu, que se define como uma plataforma ‘one-stop-shop’ (por oferecer diferentes soluções integradas), com foco na criação de hábitos saudáveis e de prevenção. Presente no mercado há oito anos, os serviços da Namu atendem a três pilares de saúde: mental, física e nutricional, visando o consumidor final, colaboradores de empresas (como benefício corporativo), além de seguradoras, corretoras, empresas de assistência, crédito consignado, PATs (cartão beneflex), bancos, cartões varejistas, entre outros.
“A Namu Pass é um aplicativo do mercado de benefícios corporativos que propõe um modelo mais inclusivo de contratação de diárias em academias e estúdios de diversas modalidades, tais como ginástica, yoga, crossfit, artes marciais, natação, pilates, entre outros. Visamos incrementar a receita de academias em até 30% com a chegada de novos alunos ao estabelecer um modelo sem limite de repasse, no qual a academia ganha por todos os check-ins validados na unidade, além de outras formas de incentivos. Já para as empresas, o modelo de diárias propõe pagar somente pelo uso do colaborador nas academias ao invés de pagar uma mensalidade. Além disso, não possui segmentação por planos ou categorias, permitindo ao beneficiado da empresa escolher a academia, independentemente da modalidade e da faixa de preço (e não ficar restrito a uma base fixa de opções)”, explica Deuk Yeo, CEO da Namu.
Para empresas que utilizam a plataforma, o modelo não vai exigir mensalidade extra, nem valores (como de adesão e manutenção) para a contratação do serviço. O objetivo é atrair a adesão de empresas de diferentes portes e segmentos e não somente as grandes. “Viemos para desbravar um mercado restrito a poucos players e tornar esses benefícios corporativos viáveis a todos”, completa o executivo da Namu, que vem investindo em tecnologia e estrutura na plataforma.
O Namu Pass está disponível na plataforma Namu (para IOS e Android). Para utilizar a ferramenta, é preciso ter uma conta como usuário subsidiado por empresas, utilizando a Namu como benefício corporativo. Em seguida, acessar a lista de academias próximas e avaliar as modalidades disponíveis na diária para a aquisição e o check-in.
Gostou? Compartilhe: