Independente de idade, gênero, condição social, todos querem viver mais e melhor. Veja quais caminhos podem ajudar a chegar lá
Yara Achôa, Fitness Brasil
15/1/2023
A cada início de ano, um padrão se repete: pessoas estabelecem metas para melhorar a saúde e embarcam em uma jornada rumo a um estilo de vida mais ativo e saudável. Toda essa motivação é impulsionada pela expectativa de alcançar bons resultados e experimentar novas tendências em gadgets, aplicativos ou estilos de exercício.
Apesar da busca por uma boa aparência ainda ser um importante objetivo, também é crescente reconhecimento da importância dos exercícios físicos nas atividades cotidianas, como algo essencial para o bem-estar geral. “Aliás, o conceito de bem-estar holístico veio para ficar e enfatiza que a saúde física está ligada ao bem-estar mental, à nutrição adequada e ao descanso de qualidade”, explica Samantha Clayton, ex-atleta olímpica, personal trainer e vice-presidente global de Desempenho Esportivo e Educação Física da Herbalife.
+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Manter-se ativo está cada vez mais acessível, especialmente por conta da tecnologia. Afinal, a inovação e os conceitos de ciência esportiva evoluíram, prometendo um ótimo período para focar em se manter em forma e viver sua melhor vida.
Confira algumas apostas do que será destaque em 2024:
Dispositivos de monitoramento de atividades físicas
As novas tecnologias estão cada vez mais sofisticadas e não apenas analisam o quanto você se movimenta, mas também o quanto descansa, a eficiência do seu exercício, as variações da sua frequência cardíaca e muito mais. Essas informações são apresentadas aos usuários de forma intuitiva e fácil de entender. Há vários dispositivos de monitoramento no mercado, incluindo relógios, anéis e aplicativos — todos fornecem dados para ajudar os usuários a entenderem seus hábitos de vida. “Embora não exista um algoritmo perfeito e 100% preciso, estudos sugerem que pessoas que usam esses dispositivos tendem a ser mais responsáveis e a se exercitar mais do que aquelas que não os utilizam”, comenta Samantha Clayton. A boa notícia é que o mercado de dispositivos de monitoramento de saúde e fitness está cada vez mais competitivo, com opções de custo para todos os orçamentos e níveis de exercício, atendendo desde iniciantes até atletas profissionais.
A experiência de correr
A corrida realmente está com tudo! O exercício promove uma maneira fantástica de obter condicionamento cardiovascular, resistência muscular e força. Estudos também sugerem que os benefícios da corrida para a saúde mental são vastos, especialmente relacionados à melhora do humor. Outro ponto positivo é que a prática tem uma barreira de entrada baixa, pois tudo que você precisa é de um bom par de tênis e vontade para levantar e correr. “A ótima notícia para quem prefere caminhada é que seus benefícios são tão impressionantes quanto os da corrida”, complementa a treinadora.
Pilates
Apesar de não ser uma modalidade nova, o Pilates continua ganhando força como escolha de muitos. “Devido à sua eficácia, é uma tendência que sempre esteve e continuará em destaque no mundo fitness”, pontua a personal trainer. A popularidade do Pilates é atribuída à confiança corporal, ao tônus muscular e à estabilidade muscular geral experimentados pelos praticantes, sem movimentos de alto impacto que outros estilos de exercício frequentemente exigem. Nos últimos anos, também surgiram combinações de exercícios com o Pilates, como aulas que mesclam com os movimentos do boxe (Piloxing), com pesos, além de aulas combinadas que utilizam tanto exercícios no tapete (versão solo) quanto nos equipamentos. Também é possível para praticar e desfrutar dos benefícios do Pilates em sua própria casa com aulas on-demand ou com outras pessoas em um estúdio.
Leia também
10 tendências que você tem que acompanhar no ano novo
Pular corda e correr são atividades que podem ser feitas em qualquer lugar. Qual escolher?
Envolvimento com a comunidade
Os exercícios em grupo também continuam em alta no pós-pandemia, como as aulas de spinning, dança e circuitos. O lado bom disso é que o apoio de um grupo (ou da comunidade) ajuda a manter as pessoas motivadas a seguirem um plano de exercícios. Neste ano, o estilo de aula que deve prevalecer inclui HIIT (sigla para treino intervalado de alta intensidade, em português), treinamento de core, aeróbica com step e treino com elásticos.
Personalização impulsionada por inteligência artificial
A experiência fitness personalizada será uma megatendência nos próximos anos. Em combinação com dispositivos de rastreamento, a inteligência artificial (IA) promete revolucionar o planejamento dos treinos para atender cada indivíduo onde ele está em sua jornada de saúde, além de guiá-lo em direção aos seus próprios objetivos. Algoritmos de IA em aplicativos continuam evoluindo e serão capazes de orientar os usuários em várias rotinas para entrar em forma.
Abordagens holísticas e direcionadas
As pessoas estão mais conscientes do que nunca sobre a necessidade de uma estratégia de saúde integral, na qual o treino é um pilar. Portanto, está se tornando comum adotar uma visão holística que engloba alimentação equilibrada, escolhas de vida saudáveis, redução do estresse e aprimoramento do sono. “A ideia de que uma dieta inadequada não pode ser compensada apenas com exercícios está ganhando adeptos”, destaca Samantha Clayton. Paralelamente, observa-se um aumento na procura por programas específicos, atendendo necessidades particulares como prevenção de diabetes, cuidados pós-gravidez, antienvelhecimento ou exercícios focados em reabilitação. As pessoas buscam soluções precisas e eficientes, e a indústria responde com inovações. “É um ano para priorizar a saúde, abraçar o bem-estar e viver plenamente”, finaliza a especialista.
Gostou? Compartilhe: