O estudo indica que os atletas da Geração Z são motivados pelo desempenho e pela aparência física, mas ainda sentem necessidade do aspecto mais social do esporte quando entram no mercado de trabalho
Yara Achôa, Fitness Brasil
16/1/2024
Strava, a principal comunidade digital para pessoas ativas com mais de 120 milhões de atletas, publicou recentemente seu Ano Esportivo (Year in Sport) 2023. Trata-se de um relatório que destaca as tendências globais entre esportistas de diferentes gerações. Não é surpresa que os comportamentos e hábitos da Geração Z sejam distintos das demais gerações. Além disso, o que os motiva, os obstáculos que enfrentam e seus interesses são diferentes quando se trata de manterem-se ativos.
Como parte deste esperado relatório, o Strava conduziu uma pesquisa global com 6.990 pessoas que praticam esportes, selecionadas tanto dentro da comunidade global do Strava, quanto de uma amostra aleatória de pessoas ativas dentro e fora da plataforma. Os resultados, combinados com os dados de atividade do Strava em 2023, oferecem uma visão nova e única sobre as tendências que configuram o mundo do exercício físico e da aventura, e antecipam o que podemos esperar para 2024.
+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Em 2023, a motivação dos ciclistas manteve-se em alta e o esporte foi mais carregado no Strava no Brasil, enquanto globalmente, a corrida se destacou. Em segundo lugar no país, ficou a caminhada e, em terceiro, a corrida. Os atletas brasileiros também decidiram viver mais aventuras off-road e continuaram computando cada vez mais atividades em bicicletas gravel e mountain bikes (quarto lugar), trail runs (quinto lugar), trilhas (sexto lugar), e treinos de força (sétimo lugar). As últimas três colocações foram ocupadas por natação, pedalada virtual (ou indoor) e patinação inline (oitava, nona e décima posição, respectivamente).
Embora o esporte em grupo de duas ou mais pessoas mais registrado em 2023 mundialmente tenha sido o remo, com 40% do total, no Brasil foi novamente o ciclismo, com 36% das atividades computadas na plataforma.
Em todas as gerações, os atletas do Strava afirmam que o principal motivo para se exercitarem com outras pessoas é a interação social. Mais da metade dos atletas do Strava afirmam que são mais motivados por amigos ou familiares que praticam exercícios, e 77% dos atletas da Geração Z dizem sentir-se mais conectados uns com os outros ao ver as atividades de seus amigos ou familiares no Strava. Quem está no final dessa lista de motivadores? Celebridades e influenciadores, mesmo para a Geração Z e os Millennials.
A Geração Z também é a mais social, com 29% mais chances do que os Millennials de se exercitarem com outra pessoa pelo menos ocasionalmente. Isso pode ser devido, em parte, ao espírito de competição saudável, já que os atletas da Geração Z são 31% menos propensos a malharem principalmente pela saúde do que seus equivalentes Millennials ou da Geração X, e são os mais propensos a se exercitarem em busca de desempenho esportivo.
Quando se trata de obstáculos para se exercitar e manter uma rotina consistente, mais de dois terços dos atletas de todas as gerações citaram a falta de tempo devido às demandas do trabalho como o principal obstáculo. Mesmo assim, as exigências do trabalho não impediram que a Geração Z alcançasse suas metas esportivas: 39% dos atletas do Strava da Geração Z começaram um novo emprego e 30% se mudaram por conta do trabalho em 2023, mas esse grupo é 32% mais propenso do que outras gerações a dizer que está mais em forma do que no ano anterior.
Leia também
Uma paixão chamada corrida
Pular corda e correr são atividades que podem ser feitas em qualquer lugar
“Sabemos que os comportamentos da Geração Z refletem seus valores e a influência de viver em um mundo cada vez mais digital, o que, para esse grupo, significa estar centrado no ativismo, na comunidade e na interação”, afirma Zipporah Allen, Diretora Executiva de Negócios do Strava. “No último ano, vimos que a Geração Z é a principal fonte de crescimento de nossa comunidade por meio dos novos clubes no Strava. Eles também contribuíram para o crescimento de esportes como corrida, apesar de enfrentarem mais obstáculos para manter a consistência. Isso demonstra que a atividade física será um valor central para essa geração, e é por isso que recorrem ao Strava como a principal plataforma para se manterem motivados e conectados”.
Embora a interação seja prioritária globalmente, foram identificados outros motivadores e obstáculos importantes entre as pessoas ativas:
Os animais de estimação nos incentivam a sair de casa: 76% dos atletas do Strava que têm animais de estimação afirmam que seus companheiros peludos os ajudam a sair quando, de outra forma, não o fariam. Exercitar-se com seus pets é mais prazeroso para eles.
Segurança e responsabilidades domésticas podem ser obstáculos para se exercitar: no Strava, os homens são 13% mais propensos do que as mulheres a citarem as responsabilidades domésticas como um obstáculo. As mulheres, por sua vez, são 9% mais propensas do que os homens a mencionar a falta de lugares seguros para se exercitar.
As mudanças climáticas também estão afetando nossos hábitos de exercício: 75% dos atletas do Strava citaram que o calor extremo afetou seus planos de treino em 2023. E 27% também mencionaram a má qualidade do ar.
As playlists são grandes companheiras de treino, mas podem ser pouco variadas: 43% dos atletas da Geração X no Strava afirmam que estão ouvindo a mesma playlist durante seus treinos há anos.
Para acessar o relatório completo e conhecer os lugares mais populares para fazer trilhas, pedalar e correr ao redor do mundo, consulte o relatório de tendências do Ano Esportivo 2023 aqui.
Gostou? Compartilhe: