Ampliar conhecimentos é essencial para a vida. E uma boa leitura ajuda nesse processo. Entre tantos títulos disponíveis no mercado, selecionamos alguns que tem de estar em sua lista
Yara Achôa, Fitness Brasil
19/1/2024
Gerenciar uma carreira, administrar uma academia, um box, um estúdio é como estar à frente de qualquer outra empresa. Ainda que o ambiente tenha um tom de descontração e seja baseado em proporcionar bem-estar e saúde para as pessoas, é preciso uma boa gestão para a manutenção e crescimento do negócio. Muitas vezes o profissional de Educação Física ou o gestor até tem experiência em administração, mas não em empreendedorismo.
É preciso saber organizar a rotina, manter o ambiente motivador, inovar, atrair o público, ter espírito de liderança e garantir que tudo funcione bem. Como o conhecimento tem de ser ampliado dia a dia, boas leituras podem auxiliar, seja provocando insights ou trazendo mesmo boas lições para os negócios.
+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Para ajudá-lo, selecionamos cinco livros – com a curadoria de Fabio Saba, diretor educacional da Fitness Brasil, e Samir Ferrari, gerente de mraketing da FB – para ajudá-lo a crescer como empresário. Confira!
livro
O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason
Editora HarperCollins, 160 páginas
Com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo, é um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros. Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos ― os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo ―, o autor mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.
livro
Posicionamento – a Batalha por Sua Mente, de Al Ries e Jack Trout
Editora M. Books, 238 páginas
Mostra, por meio de uma abordagem prática, a importância de se criar uma ‘posição’ na mente do consumidor – como ser visto e ouvido em um mercado supercompetitivo. O conceito contido no livro – “Posicionamento Competitivo”, hoje fundamental em todas as práticas de marketing –, algo tão simples mas que as pessoas têm dificuldade de compreender, mudou a natureza da publicidade. Entre outras coisas, explica que posicionamento não é o que você faz com um produto, mas o que você faz com a mente de seu potencial cliente.
livro
A Força dos Modelos Mentais – Transforme o Negócio da Sua Vida e a Vida o Seu Negócio, de Yoram Jerry Wind, Colin Crook, Robert Gunther
Editora Bookman; 256 páginas
Os autores mostram como os modelos mentais se colocam entre as pessoas e a vida real, distorcendo as percepções. Um livro que ajuda a entender o mundo, de forma que o leitor possa tomar decisões que respondam à realidade e não a um modelo obsoleto de realidade.
Leia também
10 tendências que você tem que acompanhar no ano novo – investir em conhecimento é uma das mais importantes
Fitness Brasil Phorte: conhecimento e oportunidades para profissionais das áreas de Educação Física e gestão de academias
livro
Economia Compartilhada, de Robin Chase
Editora HSM, 336 páginas
Como pessoas e plataformas da Peers Inc estão reiventando o capitalismo. A Peers Inc é uma estrutura que usa todos os recursos e todas as partes interessadas com eficiência. A “Inc” se encarrega dos pontos fortes corporativos (que requerem escala e recursos consideráveis) e os “Peers” se encarregam dos pontos fortes das pessoas (adaptação local, especialização, customização). Quando as Incs e os peers só se concentram no que sabem fazer melhor, a colaboração resultante é muito interessante e até pode chegar a ser milagrosa. Usando recursos que já temos – ativos físicos, habilidades, redes, dispositivos, dados, experiências, processos -, essas organizações crescem com eficiência e por vezes exponencialmente. A Peers Inc revoluciona as regras da criação de valor: recursos compartilhados possibilitam as maiores eficiências, mentes pensando juntas criam as maiores inovações.
livro
Pense Simples, de Gustavo Caetano
Editora Gente, 184 páginas
Quando se quer alguma coisa que não existe é porque tem demanda e possivelmente um mercado. Hoje temos milhares de empresários que sonham em fazer uma única coisa: inovar! A inovação é o cálice sagrado do negócio de sucesso, mas como começar? Como você sabe o que fazer ou que rumo tomar para realizar algo que vai tocar a vida das pessoas e mudar o seu mercado? O livro, como o próprio nome diz, estimula o processo de inovação ao alcance de todos, sendo um processo democrático, simples e ágil, na busca de resolver uma necessidade. Todos os mercados e segmentos possuem processos, sistemas, padrões e necessidades de clientes que podem ser melhoradas – e quem resolve isso primeiro, não necessariamente com mais tecnologia, ou mais investimento, cresce o seu negócio mais rápido. O autor é membro de vários conselhos de inovação em empresas reconhecidas em seus mercados e já ostentou a fama de ser o Zuckerberg brasileiro. O livro é um estímulo ao primeiro passo em busca de melhorias e oportunidades, um conteúdo excelente para você também inovar.
Gostou? Compartilhe: