Por Alexandre Machado, colunista Fitness Brasil
Muitos ainda insistem em caracterizar o Fartlek como um treino intervalado. Esse erro particularmente é muito comum entre treinadores de corrida e corredores. Mas é um tipo de erro muito preocupante para quem trabalha com corrida, pois é um erro de conceito. E quando se erra o conceito, se erra todo o treinamento.
Segundo Holmer, que é o criador do método, o Fartlek é um treino contínuo com variação de velocidade. Perceba que ele fala apenas em variação e não em interrupção da velocidade, logo podemos caracterizar como um contínuo variável.
O Fartelk tem como objetivo a quebra da homeostase do repouso ou iniciar um processo de condicionamento em indivíduos sedentários. Este tipo de treino permite qualquer intensidade e qualquer variação da mesma durante a sessão.
Há dois tipos de Fartlek muito utilizados: o Fartlek líder e o Fartlek de resposta biológica ou com base na percepção subjetiva de esforço.
O Fartlek líder é caracterizado por grupos de corredores com níveis próximos de condicionamento, no qual um deles será o responsável em liderar o grupo com a imposição de velocidade da sessão (Machado, A.F. Treinamento intervalado aplicado à corrida de rua, 2023 – e-book). Na sessão ocorrerá uma alternância de líderes até o final do percurso. Já o Fartlek livre ou de resposta biológica, o atleta irá impor um ritmo em função da sua percepção do esforço.
Já o treinamento intervalado é caracterizado sempre por estímulos seguidos por períodos de recuperação, note a regra, estímulos seguidos por recuperação.
Alexandre Machado é profissional de Educação Física formado pelo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Com Pós-doutorado em Educação Física (UFES), Doutorado em Educação Física (USJT), Mestrado em Motricidade (UCB) e especialização em Fisiologia do exercício (UCB). É autor de 12 livros, pesquisador, técnico tricampeão Brasileiro de corrida de montanha e bicampeão paulista de corrida de montanha. É precussor do HIIT com peso corporal no Brasil, idealizador da metodologia HIIT Body Work e da metodologia VO2Pro de corrida de rua. Atualmente é mentor de treinadores e gestores de assessorias esportivas em todo Brasil
Gostou? Compartilhe: