A importância do sono no cotidiano, na prevenção de doenças e na prescrição de exercícios terá destaque na programação do evento. O painel será organizado pela professora e pesquisadora Hanna Karen, da Unifesp
Yara Achôa, Fitness Brasil
26/4/2024
Uma pessoa dorme, em média, um terço de sua vida. Se considerarmos um indivíduo de 75 anos, ele terá dormido cerca de 25 anos. Pode parecer muito, mas esse período é fundamental para a saúde em todas as horas restantes do dia. Noites bem dormidas ajudam a reduzir o estresse, regulam o humor, aumentam a concentração, melhoram o desempenho na escola ou no trabalho, entre tantos outros benefícios. “Mas, por incrível que pareça, essa é uma variável negligenciada e que pode trazer vários prejuízos, como maior predisposição a doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e não só de aspectos comportamentais”, explica a professora e pesquisadora Hanna Karen, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Formada em Educação Física, docente da Unifesp e uma das criadoras de um grupo multidisciplinar de pesquisa na área de psicobiologia, Hanna trabalha com o tema sono há bastante tempo. E se empenha no compartilhamento de informações para profissionais das mais diversas áreas. “Tínhamos muito interesse em levar o assunto para profissionais de Educação Física. Por meio do nutricionista Eduardo Reis, participante de nosso grupo, chegamos à Fitness Brasil. Fomos muito bem recebidos pelo diretor Fabio Saba e demos início a uma parceria que está se concretizando e contará com um painel bem interessante na IHRSA Fitness Brasil 2024”, conta.
O tema será conduzido em conjunto com a nutricionista Cibele Crispim, doutora em crononutrição, da Universidade Federal de Uberlândia, e o fisioterapeuta Marcos Mônico Neto, que tem projetos de pesquisa relacionados à medicina e biologia do sono, da Unifesp.
Leia também
Revisão de estudos aponta que dormir mal afeta emoções positivas e traz riscos à saúde mental a longo prazo
Estudo revela que uma semana de inatividade física tem impacto semelhante a uma semana de sono interrompido
“Essa aproximação com a Fitness Brasil tem uma importância ímpar para nós. Noites mal dormidas impactam também no treinamento físico e aumentam predisposição para lesões. Os dados são alarmantes. Muitos profissionais de Educação Física não se atentam a isso”, explica Hanna.
O grupo promete compartilhar dados epidemiológicos, frutos de mais de 30 anos de pesquisa do Instituto do Sono, dirigido pelo professor Sergio Tufik, e levar informações relevantes para auxiliar profissionais de Educação Física – como ensinar maneiras de avaliar o sono do aluno, por exemplo.
“Quando, por um motivo qualquer, a pessoa não consegue dormir, sabendo desse prejuízo imenso, podemos pensar em estratégias para melhorar a vida do indivíduo. O exercício é uma estratégia não medicamentosa que chega com essa missão. O sono não pode ser negligenciado”, finaliza a pesquisadora.
A IHRSA Fitness Brasil, maior evento da indústria fitness, saúde e bem-estar da América Latina, acontece de 22 a 24 de agosto de 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Participe!
Gostou? Compartilhe: