Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil
Recebo frequentemente ligação de colegas gestores ou coordenadores de escolas de natação à procura de indicação de professores. Muitas vezes estão desesperados e com urgência na substituição, pois foram literalmente abandonado pelo professor que saiu sem dar prazo para uma nova substituição.
Sem tempo para uma escolha ideal, a contratação acontece sem uma seleção adequada, direcionada ao perfil do profissional que irá representar o seu negócio perante os clientes/ alunos. Como se prevenir desta situação incomoda e por vezes recorrentes?
Um bom processo de seleção e contratação de seu time de professores é um passo importante na busca da qualidade e excelência nas aulas e satisfação dos alunos. Estes professores precisam estar em sintonia com a cultura da empresa. E essa sintonia deve ser percebida e gerar valor nos serviços entregues. Nada melhor que um cliente satisfeito!
O primeiro passo na busca do profissional alinhado as características da sua empresa é organizar um processo de seleção por pré-requisitos, onde conseguimos definir a formação acadêmica e experiência profissional. O próximo é a seleção por competências, para vermos todo o potencial daquele professor, alinhados com a cultura da empresa e perfil dos alunos. A seleção por competências diminui os erros de contratação.
Como definir as competências para o professor de natação
Observe a conduta de seus melhores professores: o que eles fazem nas aulas e no contato com os alunos que os tornam diferenciados e queridos por todos. Faça uma lista destes comportamentos e defina então, através deles, as competências ideais do professor alinhado com o perfil e cultura da sua empresa.
No quadro abaixo apresento, como exemplo, quatro competências do professor de natação com sua definição operacional e dois comportamentos. Vale lembrar que as competências e comportamentos não precisam ser restringidas somente a estas, a criação é livre, mas é determinante que estejam alinhadas com o foco e cultura do seu negócio.
Competência | Definição Operacional | Indicadores comportamentais |
Criatividade | Capacidade de criar recursos novos, diferentes e únicos | Sempre busca inovar nas aulas, exercícios e séries. Cria aulas lúdicas e motivantes aos alunos. |
Comprometimento | Atua além de suas responsabilidades e age para melhorá-las | Trabalha para ter mais alunos. Está sempre disposto a ajudar. |
Conhecimento | Tem habilidade para colocar em prática seu conhecimento para a evolução dos alunos | Utiliza estratégias eficientes de ensino nas aulas, facilitando o aprendizado dos alunos. Busca constante evolução através de cursos e formações acadêmicas. |
É uma pessoal especial | Agradável no convívio e desenvolvimento de relações e soluções de problemas | É paciente e corrige os alunos o quanto for necessário. Torna-se querido através de seu carisma, entusiasmo e empatia. |
Entenda e estimule todo o potencial de competência do seu time e aumente a qualidade e excelência das entregas aos alunos.
Grande abraço!
Almir Marchetti é bacharel em Educação Física (UMC), especializado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), Pós-graduado em Administração de RH (Faculdades Anhembi-Morumbi), sócio-gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges, Consultor Pedagógico da Metodologia Gustavo Borges |
Gostou? Compartilhe: