Na edição de 2024, que teve sua área ampliada e número recorde de visitantes, as marcas exaltaram perspectivas otimistas para o cenário nacional
Yara Achôa, Fitness Brasil
29/8/2024
A IHRSA Fitness Brasil chegou ao fim após três dias de intensa movimentação no Transamérica Expo, em São Paulo. E, entre as principais marcas do mercado, ficou o otimismo para os próximos anos. Nas palavras de alguns dos patrocinadores do evento, o mercado de fitness, saúde e bem-estar mostra tendência de alto crescimento.
+ FITNESS BRASIL EXPO 2025: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Esse otimismo pode ser resumido nas palavras de Julio Miglioli, diretor de marketing da Kikos Fitness, empresa especializada em aparelhos para academias. “Nos próximos 8 a 10 anos, o mercado fitness só irá crescer. Quanto? Essa é a grande questão. Hoje, apenas 7% da população brasileira frequenta academias. Ou seja, 93% está fora. A tendência é de crescimento vertiginoso”, comentou o executivo.
A Kikos nota esse movimento no dia a dia. Desde 2020, após a pandemia, a empresa tem crescido entre 20% e 50% anualmente. Fato considerável em qualquer cenário, mas ainda mais impressionante a se considerar uma empresa com quase 40 anos de mercado e que carrega a liderança em seu setor.
A brasileira Mormaii, consagrada no surfe, também enxerga um horizonte promissor e aposta forte na expansão da marca para além das ondas, movimento potencializado com o patrocínio ao Time Brasil durante os Jogos Olímpicos de Paris. “Basta olhar para a própria IHRSA Fitness Brasil: a feira cresceu 30%, mas os investimentos aumentaram 100%. Todo mundo está apostando mais para poder se destacar e crescer”, observou Enrico Ferrari, CEO da Mormaii Fitness.
Outro bom exemplo está com a rede de academia Evoque, nesse caso em curto prazo. A empresa, criada em 2018, também tem observado alto crescimento nos últimos anos. Hoje conta com 45 unidades, sendo 37 já em funcionamento. Dessas, 12 são novas. Nos próximos meses, a meta é chegar a 50 unidades.
Segundo o CEO da Evoque, Rodrigo Hasi, a expansão rápida também coloca a empresa em condições de investir mais e ter crescimento ainda mais consistente. “Hoje, esse movimento é mais sustentável; nossa margem de erro é maior. Os riscos, claro, também são maiores, mas já podemos arriscar mais”, revelou.
Na edição deste ano, o evento teve crescimento de área, ocupando mais de 19 mil metros quadrados do Transamérica Expo e oferecendo ainda melhores condições para os expositores e para o público em geral. Foram 121 marcas presentes, com destaque aos patrocinadores do encontro, divididos nas categorias Diamante (Konnen, Mormaii e Pacto) e Ouro (Buckler, Abc Evo, Evoque Academias e Kikos).
Gustavo Almeida, Diretor Executivo da Fitness Brasil, comemorou os resultados da edição de 25 anos, que superaram as expectativas tanto em números como em possibilidades futuras: “A feira esteve maior, mais bonita e dinâmica do que nunca, revelando nitidamente a satisfação dos visitantes diante da variedade e sortimento de produtos e serviços disponíveis. Em relação aos expositores, os feedbacks foram muito positivos – com vários relatos de metas batidas em fechamento de negócios. Isso sem contar os desdobramentos pós-feira, efeito que aumenta ainda mais os resultados dos participantes.”
E a edição de 2025 já está confirmada em São Paulo. O encontro do próximo ano passará a se chamar FITNESS BRASIL EXPO e será realizado entre 28 e 30 de agosto de 2025. A mudança reflete o crescimento da Fitness Brasil em conjunto com a reestruturação e o alinhamento estratégico com a Health & Fitness Association (HFA), entidade anteriormente conhecida como IHRSA (International Health & Racquet Sportsclub Association) e parceira da marca brasileira desde o início.
Gostou? Compartilhe: