Pesquisa do ACSM destaca evolução tecnológica e foco na longevidade como pilares das novas tendências fitness
Por Yara Achôa, Fitness Brasil
29/10/2024
A tecnologia vestível ocupa novamente o primeiro lugar entre as tendências fitness para 2025, segundo o levantamento anual do American College of Sports Medicine (ACSM). A pesquisa, que consultou 2.000 especialistas e profissionais do setor, destaca 45 tendências globais, onde dispositivos vestíveis, aplicativos de exercício e programas focados em idosos lideram as preferências.
+ Fitness Brasil Expo: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Desde 2016, com exceção de 2018 e 2021, a tecnologia vestível mantém-se entre as mais relevantes. “Essas tecnologias tornam-se cada vez mais essenciais para personalizar e avaliar serviços de saúde e fitness”, afirma a coautora do estudo, A’Naja Newsome. “Dispositivos vestíveis e métodos de treinamento baseados em dados ajudam a engajar e criar experiências inovadoras para clientes de todas as idades.”
Os aplicativos de exercício, que ocupavam o 20º lugar há dois anos, subiram para a segunda posição. Somente em 2023, aplicativos fitness contabilizaram 850 milhões de downloads, chegando a quase 370 milhões de usuários. Para Newsome, esses aplicativos facilitam o atendimento personalizado ao consumidor e tornam a atividade física mais acessível.
Programas de condicionamento físico voltados para idosos mantiveram o terceiro lugar pelo segundo ano seguido, reforçando o foco na longevidade e nas diferentes necessidades de cada faixa etária. Christian Thompson, porta-voz do ACSM, observa que o treinamento para idosos exige adaptação aos níveis variados de condicionamento.
Outras tendências de destaque incluem o exercício para perda de peso (4º), treinamento de força tradicional (5º) e HIIT (6º). Segundo Rachelle Reed, da ACSM, “a força física permanece um pilar para a longevidade, permitindo mobilidade e qualidade de vida.”
Leia também
American College aponta que condicionamento físico para idosos é tendência fitness no Brasil
Polar apresenta novo Vantage M3, modelo que inclui leitura de eletrocardiograma diretamente do pulso
Em oitavo lugar, o exercício para saúde mental ganha espaço com a busca de alívio para estresse e ansiedade. “O exercício é parte essencial de uma abordagem holística à saúde mental”, diz Reed. Outras tendências notáveis incluem o coaching de saúde e bem-estar (10º), refletindo um movimento para uma abordagem integral de saúde, e o treinamento de aptidão funcional (9º).
Novidades como terapias quentes e frias (20º) e exercícios para pacientes oncológicos (29º) também entraram na lista. Entre as tendências influenciadas pelo comportamento digital, programas liderados por influenciadores ocupam o 12º lugar, enquanto a medicina do estilo de vida surge em 19º, evidenciando um crescimento na conscientização sobre o gerenciamento de doenças crônicas com atividades físicas e alimentação saudável.
Por fim, a promoção de saúde no local de trabalho, que foi tendência número 2 em 2024, caiu do top 20, refletindo o impacto do trabalho remoto e híbrido.
Top 20 tendências de fitness para 2025
- Tecnologia vestível
- Aplicativos de exercícios móveis
- Programas de condicionamento físico para idosos
- Exercício para perda de peso
- Treinamento de força tradicional
- HIIT
- Tecnologia de treinamento baseada em dados
- Exercício para a saúde mental
- Treinamento de aptidão funcional
- Coaching de saúde/bem-estar
- Desenvolvimento atlético juvenil
- Programas liderados por influenciadores
- Atividades ao ar livre
- Aulas de exercícios sob demanda
- Contratação de profissionais certificados
- Treinamento pessoal
- Exercício é Medicina
- Treinamento de peso corporal
- Medicina do estilo de vida
- Terapias quentes e frias
Gostou? Compartilhe: